Procedimento no caso de perturbação da ordem em sala de aula

MENSAGEM DO DIRETOR ENVIADA EM 12/04/2023

Colegas,

Temos registrado alguns problemas em sala de aula com perturbação da ordem e eventualmente assédio de professores. Essas situações são difíceis de lidar, criando constrangimentos e sentimentos de insegurança.

Propomos algumas ações que podem ser seguidas nesses casos.

1) Suspenda a aula e, sem alarde, informe claramente o motivo aos alunos;
2) Caso considere necessário remover o/a aluno/a da sala, solicite a presença de algum vigia (se necessário, peça a um aluno chamar um vigia);
3) o/a vigia deverá buscar apoio da Guarda Universitária para remover o/a aluno/a da sala com Boletim de  Ocorrência devidamente registrado;
4) Assim que a situação se resolver e se houver condições, retomar a aula.

Solicito especial atenção para uma possível escalada do assédio para agressão ou reversão da repreensão, contra o professor. Seja firme e mantenha a calma. Sempre que possível solicite apoio da vigilância.

Note que apenas com Boletim de Ocorrência a diretoria pode mover ações repreensivas - que infelizmente não evitam novas ocorrências, mas são uma das providências que podem ser tomadas.

Cuidado para distinguir "perturbação da ordem" de "contestação". A Universidade é, naturalmente, um ambiente que valoriza a discussão de ideias, que não deve ser reprimida, talvez apenas conduzida.

Coloco-me à disposição para conversar sobre o assunto.

Manfredo