Como chegar ao IFUSP:

Abaixo um roteiro de como chegar ao Instituto partindo do aeroporto, rodoviária ou vindo de carro:
O endereço do Instituto é:

Instituto de Física (IF)
Universidade de São Paulo (USP)
Rua do Matão, 1371 - Cidade Universitária
05508-090 - São Paulo - SP

AEROPORTOS:

A cidade de São Paulo possui dois aeroportos principais: Cumbica e Congonhas.

Se você vier a São Paulo de avião, você aterrissará certamente em um  desses dois aeroportos.

Aterrissando em Cumbica:
A empresa EMTU oferece algumas linhas de ônibus especiais (Airport Service) que saem do aeroporto e vão para a cidade.
Para chegar até o IFUSP você deve tomar a linha Guarulhos/Praça da República e descer na Praça da República.
Então caminhe até o ponto de ônibus da Av.Ipiranga e tome qualquer linha com destino Butantã - USP ou Cidade Universitária(todos seguem para dentro da USP).
Outra opção é tomar um táxi na Av. Ipiranga para a USP.
Maiores informações sobre os serviços do aeroporto podem ser obtidas pelo telefone (11) 6445-2945.

Aterrissando em Congonhas:
Para chegar até o IFUSP você deve tomar a linha 175T Jd. Tremembé que passa em frente ao aeroporto desça na Av. Tiradentes e pegue qualquer uma das linhas:
107T Cidade Universitária ou 701U Butantã USP.
Outra opção é tomar um táxi do aeroporto para a USP.
O telefone da associação de motoristas de táxi responsável pelo serviço de táxi no aeroporto é (11) 5533-6631.
Maiores informações sobre os serviços do aeroporto podem ser obtidas pelo telefone (11) 5090-9195.

Na tabela abaixo estão indicadas as linhas de ônibus municipais que passam próximas ao IFUSP.
Em quase todas elas você deverá descer ou no ponto da Poli/Biênio, se o ônibus passar pela Av. Prof. Luciano Gualberto, ou em frente ao IFUSP se o ônibus passar pelo HU.

Para chegar ao alojamento CEPEUSP:
Todas as linhas servem, desça no ponto da Nova Reitoria/CEPEUSP. Informe-se com o motorista do ônibus.

* 107-T: Jaçanã - Cidade Universitária Via Av. Prof. Luciano Gualberto
    * 7702: Metrô Barra Funda - Cidade Universitária (Não trafega aos sábados e domingos) Via HU - Hospital Universitário
    * 7411: Praça da Sé - Cidade Universitária (Não trafega aos domingos) Via Av. Prof. Luciano Gualberto
    * 701U: Jaçanã - Butantã USP
    * 702U: Terminal Pq. D. Pedro II - Butantã USP Via HU - Hospital Universitário
    * 7725: Metrô Vila Madalena - Rio Pequeno Via HU - Hospital Universitário

Para obter maiores informações sobre horários e itinerários das linhas de ônibus em São Paulo, basta ligar para a SPTrans no número 0800-123133, ou consultar a página http://www.sptrans.com.br .

- RODOVIÁRIAS:

Caso você venha para São Paulo de ônibus, você chegará numa das quatro rodoviárias existentes (cada uma serve uma área diferente do país):

* Tietê,
    * Jabaquara,
    * Barra Funda
    * Bresser.

Para chegar ao IFUSP, você tem três opções: Metrô + ônibus, somente ônibus ou táxi.

No primeiro caso (Metrô + ônibus), devido ao fato de todas as rodoviárias estarem interligadas com a rede do Metrô, a receita é a mesma para todas elas: você deverá pegar o Metrô na estação da rodoviária na qual você chegou e descer na estação Consolação (linha Verde).
Você terá que fazer uma ou duas baldeações entre as linhas do Metrô, dependendo da rodoviária onde você chegue.

(visite o site do Metrô para ver o mapa das linhas)

Depois, vá até a Av. Consolação e pegue qualquer uma das linhas:

* Butantã - USP ou Cidade Universitária.

Para as demais opções consulte a tabela abaixo:

* Tietê: Para vir de ônibus até o IFUSP, basta você ir até a Av. Cruzeiro do Sul e pegar a linha 107T Cidade Universitária.
      O telefone do ponto de táxi comum da rodoviária é  (11) 6221-0555.
      Maiores informações sobre os serviços da rodoviária podem ser obtidas pelo telefone (11) 3235-0322.
    * Jabaquara: No caso de usar somente ônibus, você deverá pegar a linha 175T Jd. Tremembé que passa na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira e descer na Av. Tiradentes.
      Pegue qualquer uma das linhas: 107T Cidade Universitária ou 701U Butantã USP.
    * Barra Funda: Vir de ônibus para o IFUSP a partir da rodoviária da Barra Funda é fácil.
      Pegue a linha 7702 USP que sai da própria rodoviária.
    * Bresser: Caso você queira vir de ônibus para o IFUSP, você terá que pegar a linha 3222 Terminal Parque Dom Pedro, que passa na Av. Alcântara Machado, altura do nº 2058 (o local está indicado no mapa abaixo).
      Desça no ponto final (dentro do terminal) e pegue a linha 702U Butantã - USP.

- VINDO DE CARRO:

No caso de você vir de carro para São Paulo, provavelmente você acabará chegando numa das marginais (Tietê ou Pinheiros).
Caso não seja esse o seu caso, certamente haverá placas indicando a direção a ser seguida até uma delas, uma vez que quase a totalidade das principais vias de acesso a São Paulo terminam nas marginais.
Você deverá então se dirigir para a marginal do Rio Pinheiros (se você já não estiver nela), que é onde a USP está localizada (mais especificamente entre as pontes Jaguaré e Cidade Universitária).
Recomendamos fortemente que você consulte o site da CET, principalmente os links sobre orientação e rodízio, antes de vir para São Paulo.
Abaixo está o mapa da USP, onde o IFUSP está destacado em roxo, perto do IME (Instituto de Matematica e Estatistica) em azul claro e do IO (Instituto Oceanografico) em vermelho.

Caso você esteja alojado no CEPEUSP, você poderá obter maiores informações sobre sua localização no campus, assim como outros detalhes sobre sua infra-estrutura consultando    http://www.cepe.usp.br.

Você poderá  tambem consultar a situação do tempo em São Paulo clicando aqui

Outra opção é o Centro de Informações da USP:

Telefone: (11) 3091-3121/3116
De segunda a sexta-feira