Sobre a Escola de Arqueometria

 

A Escola de Arqueometria foi inicialmente proposta e idealizada pelo Prof. Dr. Joaquim Teixeira de Assis (IPRJ/UERJ) e foi realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro em 2012, nas dependências da UERJ no bairro de São Cristóvão, RJ. Foi inicialmente chamada de Escola de Arqueometria do Rio de Janeiro – EARJ e aconteceu bianualmente nos anos posteriores. Esta escola é uma versão brasileira da “Scuola Estiva de Archeometria” que é realizada anualmente na Província de Lecce, Itália.

Antes desta primeira escola de arqueometria do Rio de Janeiro (EARJ), foi realizada em São João del Rei, MG, em 2009, uma escola denominada CADAPAC (Caracterização e Datação de Materiais do Patrimônio Cultural) em parceria com instituições francesas. A escola foi organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT, www.cbpf.br) e o Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France (C2RMF, www.c2rmf.fr) dentro das comemorações do Ano da França no Brasil. O objetivo deste evento era a organização de uma escola de formação sobre as problemáticas e metodologias na interface da física, da química analítica, da arqueologia e da conservação-restauração. Para mais informações deste evento clique aqui.

A Escola de Arqueometria do Rio de Janeiro contou, em todas as suas edições, com a participação dos maiores especialistas nacionais e internacionais das técnicas mais utilizadas no estudo de Bens Culturais e  foi organizada bianualmente com o objetivo de criar um fórum de discussão, para estudantes e especialistas de diferentes formações, sobre uma ampla gama de técnicas experimentais, que são utilizadas para o conhecimento, restauração e conservação de Bens do Patrimônio Cultural. O foco da Escola é também de ser um local de troca de experiência e de informação entre pesquisadores provenientes de setores diversos, através da aproximação integrada entre análises científica, estilística, material, histórica e filológica na ótica da superação da divisão entre essas disciplinas.

As versões anteriores da EARJ foram organizadas em 2012, 2014, 2016 (em conjunto com o XV Seminário Latino-Americano de Análises por Técnicas de Raios X, na cidade de Petrópolis, RJ) e 2018 no Rio de Janeiro. Estas escolas anteriores contaram com aproximadamente 55 participantes, sendo a maioria de brasileiros e algumas pessoas da América Latina (Argentina, Venezuela, Colômbia e Chile), EUA e Europa (Itália e Portugal). As escolas foram compostas por aulas teóricas, seguidas de demonstrações experimentais, com a finalidade de fixar adequadamente os conceitos e mostrar a utilização das técnicas em aplicações concretas. Nas versões anteriores, a escola contou com a participação de palestrantes convidados especialistas destas temáticas e que foram organizadores da Escola Italiana (profs. Roberto Cesareo e Alfredo Castellano), além de outros especialistas nacionais e internacionaAis.

 A Escola de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio (V versão) propõe continuar as propostas e ideais das escolas anteriores mas desejou-se que ela fosse uma escola itinerante e que pudesse ser realizada em outros estados do Brasil. Na edição de 2020 propomos editá-la em São Paulo.