Seminários dos alunos do DFGE - "Reatividade do resveratrol e suas subunidades em colisões com elétrons de baixa energia"

Palestrante:
Ely Miranda - Doutorando do DFGE
Data do Seminário:
12/05/2022 - 14:00
Local:
Sala de Seminários do DFGE - Sala 2061 - Ed. Principal Ala I
Resumo:
"Muitos processos relevantes podem ser desencadeados pela interação entre elétrons livres e a matéria. Em um processo colisional entre um elétron e uma molécula, a natureza físico-química do processo é diferente dependendo do regime de energias da colisão. Em baixas energias essa interação é capaz de ocasionar a formação de estados ressonantes. No contexto do espalhamento eletrônico, ressonâncias são estados do ânion cujas energias estão acima do limiar de ionização do sistema aniônico. Sendo assim possuem uma probabilidade não-nula para o processo de auto-ionização. A formação de ressonâncias representa um processo de múltiplos interesses, como em ciências atmosféricas, na física de plasmas de processamento e, particularmente, em processos deletérios em biomoléculas. Esse trabalho apresenta o primeiro estudo dos estados aniônicos de baixa energia do Resveratrol (RV) e Resorcinol (RS) através de técnicas de estado ligado e espalhamento. O RV representa um sistema muito desafiante computacionalmente devido ao seu tamanho. Nossos resultados apontaram um estado de valência ligado e quatro ressonâncias. Os limiares de dissociação presentes na literatura e o espectro ressonante obtido são consistentes com resultados experimentais de espectroscopia de massa. Em particular, a produção de H2 para energias muito próximas de zero poderia ser proveniente de ressonâncias vibracionais decorrentes do estado ligado de valência. Também investigamos a subunidade RS do RV, que representa um protótipo computacionalmente mais viável para a produção de H2 . Obtivemos três ressonâncias. Observamos que existe uma correspondência entre os estados aniônicos de RV e RS, até mesmo entre os limiares de dissociação, mas a falta de um estado ligado do ânion para as moléculas menores deve suprimir o canal de formação de H2 em 0 eV."