Conversa sobre procedimentos e experiências do PIEC neste período de pandemia

22/09/2020 - 16:00

Conversa sobre procedimentos e experiências do PIEC neste período de pandemia

Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências

Data e Local: 22/09, 3ª feira, 16h. Evento via ZOOM.

Resumo

Desde março, temos vivido tempos difíceis, com muitos desafios pessoais e profissionais. Para nossa comunidade do PIEC, que realiza pesquisas em ensino de ciências, em que muitos projetos acompanham escolas de educação básica ou situações de formação de professores que foram interrompidas ou modificadas, as dificuldades para adaptar projetos de pesquisa e cronogramas de doutorado e mestrado são ainda mais intensas.

Neste período, o PIEC tem procurado tomar decisões que considerem esses desafios e dificuldades, pautadas nas possibilidades abertas pelos órgãos superiores como PRPG-USP, CAPES, CNPq. As bancas de defesa e de qualificação estão sendo realizadas de maneira totalmente remota; as reuniões de grupos de pesquisa e de colegiado também têm acontecido via google meet; as prorrogações de prazo para a realização de exames de qualificação e defesas tem sido possíveis; assim como há certas possibilidades de prorrogação de bolsas da CAPES e do CNPq.

De todo o modo, os procedimentos para a realização dessas ações têm se modificado ao longo dos meses, seja por estarmos aprendendo a lidar com tudo isso, seja pelas instâncias superiores modificarem as possibilidades a partir da demanda. Junto a isso, tivemos nosso novo regulamento aprovado em 25 de agosto, o que significa novas regras, prazos e procedimentos. Tudo isso pode nos deixar confusos.

Este encontro com toda a comunidade do PIEC nos Seminários de Ensino tem, então, dois objetivos: (i) tirar dúvidas sobre procedimentos necessários na pós-graduação relativos a bolsas, bancas, prazos, disciplinas, etc. (seja em situações normais de funcionamento, seja para o momento atual de isolamento social e atividades à distância) e (ii) se configurar como mais um espaço de conversa, compartilhamento de experiências e acolhida entre docentes, discentes e funcionários neste momento de pandemia.

Para que possamos organizar este espaço, solicitamos que indiquem suas dúvidas, sugestões e experiências preenchendo o formulário até domingo, dia 20/09.

Sobre o evento

Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. O link da transmissão será disponibilizado no site da CPGI

Data de Término:
22/09/2020 - 17:00