Esperança terapêutica na doença de Parkinson

Imagem: Divulgação - Fonte: Wikipedia.org

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

A doxiciclina: uma nova esperança terapêutica na doença de Parkinson?

Revista NATURE - Scientific Reports

Pesquisa on line em 3 de Fevereiro de 2017.

Três pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo Elaine Del-Bel (FORP- Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica), Leandro R. S. Barbosa e Rosangela Itri (ambos do Instituto de Física, IFUSP), em colaboração com a equipe Argentina, dirigida por Rosana Chehin (Universidade de Tucuman) e duas pesquisadoras do Instituto do Cérebro e da Medula Espinhal (Paris França), Rita Raisman-Vozari (Diretora de Pesquisa do CNRS, Emérita), e Julia Sepulveda-Diaz, descobriram que a doxiciclina, um medicamento utilizado há mais de meio século como antibiótico, é capaz de reduzir, em doses muito baixas, a toxicidade de uma proteína envolvida na doença de Parkinson, a a-sinucleína. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports, do grupo Nature.

Graças a uma abordagem multidisciplinar envolvendo biofísica, bioquímica e a neurobiologia, os pesquisadores descreveram mecanismos por meio dos quais a doxiciclina atua efetivamente na neutralização das formas tóxicas da a-sinucleína.

Parte da equipe havia demonstrado em publicação anterior, utilizando um modelo experimental da doença de Parkinson, que o antibiótico doxiciclina, administrado por via oral, exercia ação neuroprotetora sobre os neurônios dopaminérgicos cerebrais, cuja perda é a origem dos problemas motores da doença de Parkinson (Lazzarini e colegas, Glia 2013).

Este conjunto de resultados permitirá a realização, num futuro muito próximo, de ensaios clínicos com pacientes.

Referências:

-     Repurposing doxycycline for synucleinopathies: remodelling of α-synuclein oligomers towards non-toxic parallel beta-sheet structured species. González-Lizárraga F, Socías SB, Ávila CL, Torres-Bugeau CM, Barbosa LR, Binolfi A, Sepúlveda-Díaz JE, Del-Bel E, Fernandez CO, Papy-Garcia D, Itri R, Raisman-Vozari R, Chehín RN. Scientific Reports 2017 Feb 3

-     Doxycycline restrains glia and confers neuroprotection in a 6-OHDA Parkinson model. Lazzarini M, Martin S, Mitkovski M, Vozari RR, Stühmer W, Del-Bel E. Glia 2013 Jul 6

Contatos:

Rosangela Itri (3091-7012) itri@if.usp.br

Leandro R.S. Barbosa (3091-7157) lbarbosa@if.usp.br

Data Publicação:
segunda-feira, 13 Fevereiro, 2017
Data de Término da Publicação da Notícia:
sexta-feira, 31 Março, 2017