Todas as Notícias

1ª Semana Internacional de Filosofia da Física e da Cosmologia | Physikós FACH-UFMS

1ª Semana Internacional de Filosofia da Física e da CosmologiaEm virtude da pertinência e do crescente número de linhas de investigação nas áreas da Filosofia da Física e da Cosmologia, o Grupo de Estudos Physikós, em parceria com Instituições de Ensino Superior, concebeu a "I Semana Internacional de Filosofia da Física e da Cosmologia, cujo intento principal é romper o isolamento das pesquisas, promover um maior intercâmbio científico-filosófico e fomentar discussões contínuas e sistemáticas entre os pesquisadores, a partir de um espaço que permita com que os resultados dos trabalhos sejam compartilhados e possam ser apreciados pela comunidade discente e docente das instituições participantes.
Por: Physikós FACH-UFMS. 
Acesse aqui mais informações sobre o evento.
Sob a égide de uma comissão organizadora diversificada e cujo vínculo institucional se estende no eixo luso-brasileiro, o evento ocorrerá entre 26 e 29 de setembro de 2023, em formato híbrido, e tendo como seu público alvo estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Física, Cosmologia, Filosofia e afins. Saiba mais...
 
 

Programa ICTP-SAIFR de Introdução à Física para Participação em Olimpíadas – São Paulo

O ICTP-SAIFR oferecerá, a partir de novembro de 2023, aulas de preparação para Olimpíadas de Física com foco na Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A seleção dos estudantes para o programa será baseada numa prova a ser realizada no dia 23 de setembro no auditório do IFT-Unesp (Rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, bloco 2, ao lado do metrô Barra Funda), das 10h às 12h30min.
Por: ICTP-SAIFR. 
Acesse aqui mais informações sobre o evento.
As provas possuem níveis distintos:
 
9º ano do Ensino Fundamental II
1ª série do Ensino Médio
2ª série do Ensino Médio. Saiba mais...
 
 

Série de conversas avalia avanços nos estudos sobre complexidade

EmergênciaPara discutir a validade da profecia de Hawking e avaliar quais têm sido os avanços das pesquisas e debates sobre a complexidade, Veiga coordenará, a partir de 28 de setembro, a primeira temporada da Série Conversas sobre Complexidade, com a participação de pesquisadores das áreas de física, biologia, filosofia da ciência, semiótica, biologia e lógica.
Por: IEA USP. 
Acesse aqui mais informações sobre o evento.
Os encontros serão online, sempre das 15 às 17h. Para assistir, basta acessar a página de transmissões ao vivo do IEA (não há necessidade de inscrição). As conversas terão como facilitadores o próprio Veiga e a jornalista Márcia Blasques, da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. Nesta temporada, os participantes das seis conversas programadas serão:
 
28 de setembro - Cesar Nunes (IdEA-Unicamp)
11 de outubro - Maria Eunice Quilici Gonzalez (FFC-Unesp)
26 de outubro - Lucia Santaella (PUC-SP)
9 de novembro - Ítala Loffredo d’Ottaviano (IFCH-Unicamp)
23 de novembro - Marcos Buckeridge (IEA e IB-USP)
7 de dezembro - Osvaldo Pessoa Jr. (FFLCH-USP) Saiba mais...
 
 

Torneio Brasileiro de Físicos | Time USP

Convite aos estudantes do IFUSP
De Bruno Siqueira Eduardo, participante da equipe USP para o IPT.
--
Vocês conhecem o IPT (International Physicists Tournament)? É um torneio universitário de física no qual as equipes debatem suas soluções de uma lista de problemas desafiadores, e que ainda não foram definitivamente resolvidos na literatura científica [acessem AQUI os enunciados]. 
 
O evento será de 2 a 6 de abril de 2024, na ETH Zurich, Suíça. A etapa nacional, o BPT (Brazilian Physicists Tournament), versa sobre uma lista reduzida que compreende os problemas 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 16, e acontecerá dias 11, 12 e 13 de dezembro deste ano, na Universidade Federal do ABC, Santo André.
 
Durante o torneio, conduzido integralmente em inglês, uma equipe desenvolve diferentes papéis, como apresentar a sua solução (“reporter”), criticar construtivamente a solução da outra equipe (“opponent”), ou conduzir o debate entre essas duas equipes (“reviewer”), sempre de forma a aprimorar conjuntamente a solução do problema em questão. 
 
 
Caso esteja em qualquer curso de graduação ou mestrado na USP, e se interesse por esses problemas  desafiadores de física, gostaríamos de convidar você a fazer parte do time IPT USP! Basta preencher este formulário
 
Trata-se de uma ótima oportunidade para aprender tópicos mais avançados de física, tanto experimentais quanto teóricos e computacionais, aprimorar o trabalho em equipe, capacidade argumentativa, e fazer muitos amigos que compartilham do entusiasmo por desafios de física.
---
Nesta edição, os estudantes ainda contam com o apoio do Prof. Antônio Domingues dos Santos, do IFUSP, e buscam outros apoiadores interessados em orientar o time como Team Leader, que podem ser estudantes de doutorado, pós docs ou docentes.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Prêmio José Leite Lopes 2023 anuncia as melhores teses de doutorado em Física

A Sociedade Brasileira de Física anuncia as melhores teses de doutoramento eleitas no contexto do Prêmio José Leite Lopes.
Com informações da SBF.
--

A Sociedade Brasileira de Física anunciou as melhores teses de douturamento eleitas no contexto do Prêmio José Leite Lopes. O prêmio, outorgado anualmente, tem como objetivo estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional nas diferentes áreas da Física.

O Instituto de Física da USP congratula os autores e orientadores pelos trabalhos aqui realizados que receberam distinção:

 

Clique no título para acessar as teses na íntegra.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

IFUSP na Cerimônia de Diplomação dos Novos Membros e Posse da Nova Diretoria da ACIESP

Cerimônia de Posse da nova Diretoria da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) e diplomação dos novos Membros Titulares e Afiliados. 
Com informações da ACIESP.
--
Na última quinta-feira, 14 de setembro, ocorreu a Cerimônia de Posse da nova Diretoria da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), eleita para o triênio 2023-2026, e a diplomação dos novos Membros Titulares e Afiliados.
 
Foram diplomados 22 novos membros, sendo 5 Afiliados e 17 Titulares, representando as 10 áreas da ACIESP. Na área de "Ciências Físicas", dois novos Membros Titulares foram reconhecidos, ambos pesquisadores do IFUSP: o Professor Iberê Caldas e a Diretora do Instituto, Profª Kaline Coutinho. O Professor Paulo Artaxo, também pesquisador da casa, deixa seu cargo na vice-presidência da ACIESP para assumir a posição de membro do Conselho Diretor, órgão de deliberação da Academia, eleito para um mandato de três anos.
 
Tanto historicamente quanto em seu quadro atual de professores, o Instituto se orgulha de contar com diversos Membros Titulares da ACIESP, pesquisadores de elevado reconhecimento nacional e internacional. Destacamos aqui nossos docentes ativos (ou aposentados ainda em colaboração direta) que fazem parte do seleto conjunto:
  • Iberê Caldas
  • Kaline Coutinho
  • Marilia Junqueira Caldas
  • Mário Oliveira
  • Mauro Cattani
  • Oscar Éboli
  • Paulo Artaxo
  • Paulo Nussenzveig
  • Renata Funchal
  • Ricardo Galvão
  • Shigueo Watanabe
  • Silvio Salinas
  • Sylvio Canuto
 
Para mais informações sobre a composição da nova diretoria, Conselho Diretor e da lista completa de Membros da ACIESP, acesse aciesp.org.br
É possível conferir a transmissão da Cerimônia de Posso e Diplomação pelo canal da ACIESP no YouTube - Acesse AQUI.
 
 

Inventário de Patrimônio 2023

Comunicado da Comissão Sub Setorial do Instituto de Física

---

Informamos a todos que está sendo realizado a regularização de Bens do Instituto de Física desde o dia 01/09/23, sendo que o encerramento será em 30/09/23.
 
Seguem os passos a serem realizados no MercurioWeb:
 
  1. Acesse o sistema MercurioWeb
  2. Clique em "Patrimônio" no menu à esquerda
  3. Selecione "Inventário"
 
Na tela de Inventário, em "Situação" onde se lê "Pendentes" selecione "Todos".
Selecione/ilumine um item por vez. 
 
Opções:
- Conservação: Ótimo/Bom/Regular/Ruim
- Utilização: Irrecuperável/Utilizável
 
- Clicar em "Localizado" ou "Não Localizado".
Confirmar seleção.
 
Contamos com a colaboração de todos os docentes e funcionários.
Dúvidas? 
Tel. 3091-6615/7058/9171 com Marquinhos ou Rice.
 
 
 
 

USP Lecture | The cerebral cortex, a delay coupled oscillator network: Computations in high dimensional dynamic space.

USP Lecture - Prof. Wolf Singer - YouTubeThe cerebral cortex, a delay coupled oscillator network:  Computations in high dimensional dynamic space. Prof. Wolf Singer.
Por: Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP. 
Acesse aqui mais informações sobre o evento.
The cerebral cortex can be considered as a delay coupled recurrent network whose nodes are feature selective and have a propensity to oscillate. Such networks exhibit high dimensional non-linear dynamics that can be exploited for computations. Results obtained with parallel recordings of neuronal responses in the visual cortex suggest that the cerebral cortex uses this high dimensional dynamic space for the flexible encoding of relations among features (feature binding), for the acquisition and storage of information about statistical contingencies of features in the environment (priors), for the ultra-fast matching of priors with sensory evidence (predictive coding) and the segregation of stimulus specific activity vectors in high dimensional space (classification). In addition, the network dynamics allow for the generation of stimulus specific response sequences (temporal codes) and the superposition of information provided by sequentially presented stimuli (Fading memory). Simulations of such networks demonstrate the functional significance of the rich dynamics emerging from reciprocally coupled oscillators such as synchronisation, resonance, entrainment, phase shifts and reverberation. These computational principles differ from those realized in the multilayer feed forward architectures that characterize the deep learning networks currently used in AI systems. It is proposed that the remarkable differences between the performance of natural and artificial systems are mainly due to the fact that the former rely on analogue computation and exploit the temporal dimension as coding space. Saiba mais...
 
 

XI edição da Escola Brasileira de Magnetismo

XI Escola Brasileira de MagnetismoA XI edição da Escola Brasileira de Magnetismo vai ocorrer entre 22 e 28 de novembro 2023 na cidade de Porto Alegre, RS, nas instalações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Por: SBF. 
Acesse aqui mais informações sobre o evento.
A Escola Brasileira de Magnetismo (EBM) é um tradicional evento promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), dirigido principalmente a estudantes de física e engenharias em estágios de iniciação científica (IC), pós-graduação (mestrado e doutorado).  A EBM tem sido um dos principais instrumentos de difusão de conhecimento e informação da área de Magnetismo, cumprindo um papel fundamental na formação de recursos humanos, em nível de graduação e de pós-graduação. Saiba mais...
 
 

Dimensions Analytics

A Plataforma Dimensions Analytics está disponível a toda a comunidade da Universidade de São Paulo. Para acessar e utilizar é necessário utilizar uma conexão de IP de computador autorizado USP e registrar-se. Dessa forma, terá acesso a todas as funcionalidades do Dimensions Analytics que são muito mais específicas e detalhadas que a versão gratuita da plataforma.
Por: ABCD USP. 
Acesse aqui mais informações.
Uma vez que se baseia em Digital Object Identifiers (DOIs) atribuídos a conteúdos digitais em geral, o Dimensions Analytics contempla itens de publicação de modo bem mais abrangente, além de conteúdos distintos e adicionais que as outras plataformas analíticas de publicações científicas. Bases de dados de publicações científicas como Scopus e Web of Science (assinadas pelo pelo Portal de Periódicos da Capes) e respectivas plataformas analíticas SciVal e InCites (Assinadas pela USP) são igualmente úteis e complementares ao Dimensions, pois apresentam dados e indicadores de publicações científicas, baseando seus dados e análises em um conjunto selecionado de coleções indexadas a partir de critérios estruturados e apoio de organizações internacionais de inteligência de dados e análises de publicações. Nesse sentido, é independente da indexação de conteúdos selecionados e, portanto, é ferramenta complementar às demais Bases mencionadas, uma vez que inclui em suas tipologias artigos, e-books, financiadores e financiamentos, conjuntos de dados científicos, ensaios clínicos, patentes, bem como documentos de políticas governamentais, além de citações em geral e menções em redes sociais. Saiba mais...
 
 

Páginas

Desenvolvido por IFUSP