Todas as Notícias

Evento discute avanços e desafios das redes de comunicação quântica no Brasil

Os pesquisadores do IFUSP Marcelo Martinelli e Bárbara Amaral coordenam o evento e convidam toda a comunidade interessada a participar.

--

No próximo dia 23 de abril de 2025, das 9h30 às 17h, será realizada a terceira etapa dos Encontros de Pesquisa em Tecnologias Quânticas / Research Group Meeting on Quantum Technologies. O evento, que nesta edição terá como foco as Comunicações Quânticas, está sendo organizado pela professora Bárbara Amaral e pelo professor Marcelo Martinelli, ambos do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP).
 
O ciclo de reuniões é promovido pelo ICTP-SAIFR e acontece no IFT - Unesp, na Barra Funda, em São Paulo. As atividades integram as comemorações do Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica (IYQ 2025).
 
Nesta terceira reunião, especialistas vão apresentar e discutir as diversas iniciativas em curso no Brasil voltadas à implementação de redes quânticas de comunicação. Estas redes se destacam pela capacidade de garantir segurança de dados por meio da aplicação de princípios fundamentais da mecânica quântica — uma resposta aos riscos que os sistemas de criptografia clássicos enfrentam diante do avanço dos computadores quânticos, capazes de quebrar chaves criptográficas tradicionais.
 
O tema tem despertado interesse estratégico em escala global, motivando governos e empresas a investir na construção de redes quânticas seguras. No Brasil, o desenvolvimento dessas redes será pauta central da reunião, que é aberta ao público.
 
Interessados podem acompanhar presencialmente ou on-line. Mais informações estão disponíveis no site ictp-saifr.org/quantum_technologies, onde também é possível acessar as gravações das etapas anteriores, dedicadas à Computação Quântica e ao Sensoriamento Quântico.
 
 

Professor do IFUSP inicia mandato no Conselho Editorial da NIM B

 

 

O Professor Tiago Fiorini da Silva, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), iniciou recentemente um mandato de três anos no Conselho Editorial Consultivo da renomada revista Nuclear Instruments and Methods in Physics Research Section B: Beam Interactions with Materials and Atoms (NIM B). A publicação é um importante veículo científico na área de física nuclear, especialmente focada em temas como análise de feixe de íons, efeitos de radiação, instrumentação nuclear e aplicações de inteligência artificial (IA) nesse campo.

 
Em relação a essa nova responsabilidade, o professor expressou entusiasmo e afirmou estar “animado para contribuir com este prestigioso periódico em sua missão de apoiar pesquisas de ponta". Ele também mencionou sua gratidão pela oportunidade de colaborar com a área e na promoção de novas descobertas e avanços científicos.
 
Parabenizamos o Professor Tiago pela nova posição e desejamos sucesso em seu ciclo de atividades no conselho editorial.
 
 
 
 

Simpósio celebra trabalhos notáveis da Pós-Graduação do IFUSP

O Instituto de Física da USP promoveu, no dia 8 de abril de 2025, no Auditório Abrahão de Moraes, um Simpósio em celebração às conquistas acadêmicas e científicas da pós-graduação. O evento reuniu docentes, discentes e convidados para uma programação dedicada à excelência na formação avançada em Física.

A abertura foi conduzida pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues. Em seguida, foram realizadas duas palestras com convidados de destaque: o Prof. Antônio José Roque da Silva, Diretor Geral do CNPEM, e a Profa. Kaline Coutinho, Coordenadora de Área da CAPES, que abordaram temas estratégicos para o desenvolvimento científico e a avaliação da pós-graduação no país.

O evento foi encerrado com a cerimônia de entrega dos Prêmios e Destaques da Pós-Graduação em Física do IFUSP, reconhecendo trabalhos notáveis desenvolvidos nas diversas frentes da atividade acadêmica. A comissão avaliadora foi composta por professores do IFUSP, representantes discentes e docentes da UFABC, reforçando o caráter colaborativo e multidisciplinar da avaliação.

< Clique para acessar as imagens do evento >

Premiações:
• Destaque de pesquisa de aluno(a) iniciante

João Pedro Pimenta Valadares

Pelo trabalho "Structural Characterization of Virgin and Treated Caucasian Hair Using Optical Microscopy Methods", premiado no Encontro de Outono da SBF em 2024.
Orientação: Prof. Cristiano L.P. Oliveira.

• Destaque em ensino, monitoria ou estágio

Gabriel Braga Marques Teobaldo

Pelas práticas inovadoras com metodologias ativas em sala de aula. A implementação de metodologias como Sala de Aula Invertida, Rotação por Estações e Aprendizagem Baseada em Projetos incentivaram a participação ativa e engajada nas aulas.
 
Menção honrosa: Théo Louzada Meireles.
Pela implementação de estratégias pedagógicas voltadas ao diagnóstico das dificuldades dos estudantes, focando em métodos de estudo e compreensão conceitual e pela organização - com Hugo Vilas Boas e Patrick Andriolo - do Simpósio Jayme Tiomno, já na 6ª edição.
• Destaque de participação em evento internacional

Fernando de Almeida Passos

Por sua apresentação oral do trabalho “Uncovering the fate of electrons in SmxY1-xCo5 hard magnets”, no International Conference of Magnetism - ICM 2024.
Orientação: Prof. Julio Larrea.

Menção honrosa: Vitória Tesser Henkes.

Pelo destaque de “Outstanding Poster” recebido no evento "Hands-On Research in Complex Systems School", promovido pelo The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics.
Orientação: Prof. Carlos Fiore. 
• Destaque em inovação e empreendedorismo

Gabriel Braga Marques Teobaldo

Pelo desenvolvimento de sistema de reciclagem de garrafas PET para fabricação de filamento 3D.
Orientação: Prof. Cristiano L.P. Oliveira e Marco Aurélio Brizzotti 

• Destaque em inclusão, diversidade e equidade

Marcelo Marcelino de Carvalho

Pela articulação coletiva e ações voltadas à Inclusão Racial na USP à frente do Coletivo Negro Sonia Guimarães.

Menções honrosas: Maria Monalisa Melo Paulino (pela destacada atuação como Representante Discente na Comissão e Pós-Graduação entre 2022 e 2024) e Pedro Lucas Oliveira Silva e Lauro Barreto Braz (pela organização do ambiente de discussão de artigos científicos entre discentes através do Journal Club).

• Destaque de artigo científico

Lucas James Faga

Pela publicação, como primeiro autor, do artigo  "Dark energy survey year 3 results: cosmology from galaxy clustering and galaxy–galaxy lensing in harmonic space" na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. 
Orientação: Prof. Marcos Lima.

Menção honrosa: Lauro Barreto Braz, pelo trabalho "Competing magnetic states on the surface of multilayer ABC-stacked graphene", publicado como Editor's suggestion na Physical Review B. 
Orientação: Prof. Luis Gregório Dias da Silva.

• Destaque Dissertação de Mestrado

Iago Nascimento Mamede

Pelo trabalho "Termodinâmica estocástica de máquinas coletivas e estatística do trabalho para tempos de primeira passagem".
Orientação: Prof. Carlos Fiore.
 
Menção Honrosa: Cristhian David Hinostroza Vargas Machuca, pelo trabalho "Investigação da estabilidade estrutural e o efeito da formação de defeitos nas propriedades eletrônicas de isolantes topológicos em compostos de bismuto."
Orientação: Profª Valentina Martelli e Lauro Barreto Braz pelo trabalho "Transições de fase e modelos interagentes para a camada torcida de grafeno no ângulo mágico", orientado pelo Prof. Luis Gregório Dias da Silva.
• Destaque Tese de Doutorado

Natali Soler Matubaro de Santi

Pelo trabalho "Métodos de Aprendizado de Máquina para Obtenção de Informações Cosmológicas"
Orientação: Prof. Raul Abramo.

Menção honrosa: Brenda Bertotto Malabarba, pelo trabalho "Estados exóticos de três corpos", orientado pelo Prof. Alberto Martinez Torres.

 

Estudantes do IF são premiados na Etapa Internacional do 32º SIICUSP

Quatro estudantes do Instituto de Física da USP tiveram seus trabalhos reconhecidos na Etapa Internacional do 32º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), realizada nos dias 26 e 27 de março no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. 
O SIICUSP é um evento anual que reúne estudantes de graduação da USP e de instituições parceiras, nacionais e estrangeiras, com o objetivo de divulgar resultados de projetos de pesquisa e fomentar a formação científica de jovens pesquisadores. Apenas cerca de 15% dos trabalhos apresentados na primeira fase, realizada nas unidades da USP, são selecionados para a Etapa Internacional.
 
Confira abaixo o depoimento dos nossos estudantes premiados.
 
  • Gabriel Brito Granado

Trabalho: Pattern Recognition for X-rays Scattering and Diffraction Images
Orientador: Prof. Cristiano Oliveira

 

"A área de espalhamento de raios X é fascinante por si só, com um legado de 20 Prêmios Nobel que envolvem a área. Tive a oportunidade de conhecer o Prof. Dr. Cristiano de Oliveira, especialista na área de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS), logo no meu primeiro ano do bacharelado em Física. Desde então, desenvolvemos três projetos de iniciação científica com o último, sobre a identificação de padrões em imagens de SAXS, recebendo o atual destaque. Vem sendo um prazer trabalhar junto ao Grupo de Fluidos Complexos (GFCx-USP) ao longo dos últimos 4 anos, sendo introduzido à carreira científica de forma tão envolvente. 
Estou dando continuidade aos trabalhos desta minha última iniciação científica, finalizada na graduação, como aluno de doutorado orientado pelo Prof. Cristiano. Agora, além das técnicas computacionais tradicionais, iremos aplicar as tecnologias extremamente atuais de inteligência artificial e aprendizado de máquina para propor métodos robustos e automatizados para SAXS. Só tenho a agradecer ao meu orientador, colegas do GFCx, familiares, meu namorado e amigos pelo apoio contínuo nesta jornada."
 
 
 
 
 

 

  • Isabela Alves Ferreira

Trabalho: Correlation Between Thermoluminescence and Optically Stimulated Luminescence of Rose Quartz
Orientador: Prof. Neilo Trindade

"Participar do SIICUSP 2024 foi um marco muito especial na minha trajetória acadêmica. Ao longo da graduação, tive a oportunidade de realizar três anos de iniciação científica, sob a orientação do Prof. Dr. Neilo Trindade, no Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica, com apoio da FAPESP. Durante esse período, desenvolvi pesquisas com o quartzo rosa, inicialmente focando em termoluminescência (TL) no primeiro ano e, em seguida, em luminescência opticamente estimulada (OSL). Essas técnicas investigam como certos materiais, após serem expostos a radiação ionizante, emitem luz quando aquecidos ou iluminados. No terceiro ano, meu orientador e eu decidimos investigar a correlação entre os sinais TL e OSL, o que resultou no trabalho apresentado no SIICUSP 2024 e também na elaboração de um artigo científico.  Esse projeto foi fruto de muito empenho e aprendizado. Além disso, com o apoio da FAPESP e do IFUSP, participei de diversos congressos, e tive a oportunidade de realizar um estágio de pesquisa no exterior (BEPE), na África do Sul, onde aprofundei meus conhecimentos em luminescência e tive contato com pesquisadores de diferentes partes do mundo. Essa vivência foi essencial para minha formação, não apenas técnica, mas também pessoal, e contribuiu diretamente para minha aprovação no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologia dos Matérias da UNESP, em 2025. Agora, sigo pesquisando na área de luminescência, com foco em amostras simulantes da Lua, e estou muito empolgada com os próximos desafios que virão."

 

  • Luiza Olivieri Ponte

Trabalho: Forecast for the BINGO Radio Telescope from the Perspective of Interacting Dark Energy and Dark Matter
Orientador: Prof. Elcio Abdalla

 
"Minha iniciação científica é uma oportunidade incrível de crescimento acadêmico e pessoal. Eu faço pesquisa há três anos, e meu projeto atual, iniciado no final de 2023, é fruto desse tempo de dedicação aos estudos. Escolhi trabalhar com o BINGO por ser um projeto com potencial de gerar contribuições relevantes para cosmologia e radioastronomia. O tema do meu trabalho surgiu a partir de discussões com meu orientador e outros pesquisadores do grupo, que me apresentaram a ideia de investigar modelos de interação entre energia escura e matéria escura, usando dados simulados do radiotelescópio.
Agradeço ao meu orientador Elcio Abdalla pelo apoio constante, à equipe do projeto BINGO pela colaboração ao longo do caminho, principalmente ao prof. Filipe Abdalla, ao Dr. Alessandro Marins e aos mestres Gabriel Hoerning e Pablo Motta; e por último, mas não menos importante, agradeço à FAPESP, que me permite fazer o que amo. Essa experiência reforçou meu interesse em pesquisa e me motivou a seguir na área acadêmica, com perspectiva de continuidade no mestrado. Durante esse tempo de IC, pude entender melhor como funciona a dinâmica de um grupo de pesquisa, aprofundar meus conhecimentos em física e programação, além de desenvolver mais autonomia e me inspirar na dedicação de outros pesquisadores. Fazer ciência é transformar curiosidade em conhecimento, e ser parte disso é muito gratificante."
 
 
 
 
 
 
  • Wagner Henrique Marques

Trabalho: Development of Anthropomorphic Phantom Objects for Applications in Diagnostic Imaging of the Chest and Abdomen
Orientador: Prof. Paulo Roberto Costa

 
 
"A importância de escolher bem o seu orientador é inquestionável, já que você estará dedicando meses — ou até anos — da sua vida trabalhando ao lado dele. De forma estratégica, estar cercado de pessoas capazes de te ensinar a estruturar boas perguntas e buscar respostas é algo enriquecedor e de valor inestimável para a sua carreira. Meu vínculo com o professor Paulo Costa surgiu de forma inesperada, ainda no 2° semestre da graduação em Física Médica, por meio da divulgação de uma oportunidade no Grupo de Dosimetria em Radiações e Física Médica (GDRFM). De imediato, reconheci a relevância do projeto e abracei a causa. Particularmente, o tema despertou meu interesse, sobretudo pela motivação de contribuir para o aperfeiçoamento de protocolos de produção de imagem na área médica — visando ao diagnóstico precoce de doenças como o câncer e à redução da dose absorvida pelo paciente. Infelizmente, perdi minha mãe para o câncer, e um dos grandes entraves no tratamento foi justamente a ineficiência do diagnóstico por imagem. Por isso, nosso objetivo é fazer com que menos pessoas percam suas vidas devido a limitações técnicas ainda existentes.
Desde o início, venho sendo orientado por pessoas extremamente competentes — reconhecidas internacionalmente — e tenho certeza de que, graças à qualidade das orientações e sugestões recebidas, pude me desenvolver tanto no âmbito pessoal quanto profissional. A iniciação científica me colocou frente a desafios que, ao serem superados, revelaram capacidades que eu mesmo desconhecia — muitas vezes porque a única saída era enfrentar. Em dois anos e meio de parceria, o grupo do professor Paulo Costa tem se dedicado intensamente ao desenvolvimento de phantoms antropomórficos, entre outros projetos paralelos, sempre com um nível de qualidade e entrega instigantes. A premiação com Menção Honrosa no 32° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (32° SIICUSP) é apenas a face visível de um aprendizado muito mais profundo. Sou grato pela dedicação de cada pessoa envolvida no projeto. Entretanto, mais do que as técnicas aprendidas ou os prêmios conquistados, levo comigo a certeza de que estar cercado pelas pessoas certas é o que transforma desafios em oportunidades únicas."
 
 
Parabéns a nossos estudantes e orientadores!

 

 

 

USP promove primeira edição da Particle Therapy Masterclass, conectando Física e Medicina para estudantes do ensino médio

Prof. Paulo Roberto Costa com a turma 2025 do Particle Therapy Masterclass no IFUSP | Divulgação.

Nos dias 3 e 4 de abril de 2025, o Instituto de Física (IF) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) sediaram a primeira edição da Particle Therapy Masterclass, um evento pioneiro no Brasil voltado à divulgação científica interdisciplinar entre as áreas de Física e Medicina. A atividade foi coordenada pelos professores do IF Marcelo Gameiro Munhoz e Paulo Roberto Costa, em parceria com o professor Roger Chammas e o Dr. Victor Bertotti, ambos da Faculdade de Medicina da USP.

Inspirado no tradicional programa de extensão Masterclass Hands on Particle Physics, que o IFUSP já realiza há vários anos, o novo evento foi dedicado à área de Física Médica, com foco em terapias por partículas aplicadas ao tratamento do câncer. A proposta inovadora foi proporcionar a estudantes do ensino médio uma vivência científica rica e interativa, combinando teoria, prática e diálogo interdisciplinar.

A programação foi dividida em dois dias. O primeiro, realizado no Auditório Adma Jafet do IF-USP, introduziu os participantes ao campo da Física Médica, às causas e prevenção do câncer e aos princípios da oncologia de precisão. Na parte da tarde, os estudantes participaram de atividades práticas de planejamento radioterápico, com uso de simulações computacionais, conduzidas pelos monitores e supervisionadas pela equipe organizadora.

O segundo dia ocorreu no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), onde os alunos participaram de uma videoconferência com o renomado Centro de Pesquisa GSI, da Alemanha, e discutiram os conhecimentos adquiridos com os professores e colegas. O encerramento incluiu uma roda de conversa com os participantes, permitindo a troca de impressões sobre a experiência.

Mais de 50 estudantes de colégios da capital participaram do evento, entre eles: Colégio ETAPA, Colégio Senemby, Colégio Francisco Pio XII, Escola Vera Cruz, Colégio Rio Branco, Colégio Visconde de Porto Seguro e Sphere International School.

Segundo o professor Paulo Roberto Costa (IFUSP), “Foi a primeira experiência do Instituto de Física e da FM neste tipo de MasterClass, diferente da área de Partículas Elementares, que o IF já participa a vários anos. O evento foi muito estimulante e empolgante para todos, alunos e professores. Durante os dois dias de vivência os estudantes de ensino médio tiveram oportunidade participar uma experiência lúdica e criativa, conectando essas duas grandes ciências, a Física e a Medicina. Com palestras, simulações computacionais e jogos interativos, sentiram como é o trabalho de um Físico Médico na área da Radioterapia e a importância do correto diagnóstico e tratamento desta doença. Certamente, no próximo ano, teremos mais, possivelmente com mais escolas e participantes.

Para mais informações, consulte o coordenador Paulo Roberto Costa em pcosta@if.usp.br

 

  

No Instituto de Física, estudantes e monitores interagem durante as atividades do primeiro dia do evento | Divulgação
 
 

Artigo | Electrical conductivity in kerosene-based ferrofluid under DC potential

Dos autores B. M. Oliveira, F. Batalioto, M. Chand, A. F. C. Campos, G. Barbero e A. M. Figueiredo Neto. 
Publicado em Journal of Applied Physics
Comentários do orientador do trabalho, Prof. Antônio Martins Figueiredo Neto.
--

O projeto de Iniciação Científica do aluno do Bacharelado em Física Breno Martins de Oliveira, sob orientação do professor PhD Antônio Martins Figueiredo Neto, do Grupo de Fluidos Complexos do IFUSP (GFCx), investigou o comportamento elétrico de um ferrofluido base querosene, analisando sua resposta a correntes contínuas de baixa intensidade. Os resultados foram publicados na revista internacional JAP (Journal of Applied Physics).

Foram caracterizadas grandezas elétricas essenciais, como resistência, condutividade e capacitância. Ficou evidente a alta resistividade do ferrofluido e seu comportamento ôhmico após longa exposição. Compreender estas propriedades é muito relevante para um melhor entendimento dos coloides magnéticos de base óleo de maneira geral, mas também para diversas aplicações no contexto da eletrônica, como em sensores e resfriamento de transformadores.

-> Acesse o trabalho na íntegra


 

 

Artigo | Model observers and detectability index in x-ray imaging: historical review, applications and future trends

Dos autores Elsa Pimenta e Paulo Costa
Publicado em Physics in Medicine & Biology.
Comentários do autor Paulo Costa.
--

O artigo Model observers and detectability index in x-ray imaging: historical review, applications and future trends recentemente publicado pelo professor Paulo Costa e sua aluna de doutorado Elsa Pimenta na prestigiada revista Physics in Medicine and Biology aborda de forma clara e abrangente a relação entre modelos observacionais e o índice de detectabilidade, uma ferramenta inovadora para avaliar a qualidade de imagens médicas.

A ideia para o trabalho surgiu a partir de uma curiosidade no grupo de pesquisa: perceberam que colegas de outros países utilizavam o índice de detectabilidade de maneira pouco criteriosa, sem considerar suas limitações e interpretações. Isso motivou uma investigação aprofundada na literatura e nos fundamentos matemáticos dessa ferramenta, resultando em um artigo de revisão completo.
 
O estudo apresenta uma visão histórica sobre o índice de detectabilidade, desde suas origens ligadas a propriedades estatísticas, até sua aplicação prática na área médica. O artigo explica de forma acessível os fundamentos do índice, destacando seus pontos fortes e limitações. Além disso, aborda os fatores que influenciam a qualidade da imagem médica e discute como os modelos de observadores se relacionam com o índice, apresentando também suas aplicações e possíveis caminhos para pesquisas futuras. Os detalhes mais técnicos e matemáticos estão disponíveis em um material suplementar.
 
O trabalho abre novas possibilidades de pesquisa para o Grupo de Dosimetria das Radiações em Física Médica, explorando o uso do índice de detectabilidade na avaliação de tecnologias de imagem e na otimização de protocolos clínicos. A ideia é melhorar a qualidade das imagens médicas ao mesmo tempo em que se busca reduzir a dose de radiação, garantindo proteção ao paciente e diagnósticos mais precisos.
 
 
    

 

 

Homenagem ao colega Tiago Alonso na ocasião de sua saída do IF

Carta da equipe da Biblioteca do IFUSP ao colega Tiago Alonso, que se despede do IF e inicia um novo ciclo de trabalho na Faculdade de Saúde Pública (FSP USP).

--

Ao colega Tiago Brito Alonso,

Ao longo de sua história, a Biblioteca da Física recebeu muitos servidores que contribuíram para o enriquecimento da biblioteca e de seus integrantes. 

Há 15 anos, você chegou à nossa biblioteca trazendo o conforto e alegria de sua convivência. Sempre muito dedicado, interessado em aprender e principalmente em contribuir e somar. Agora você está de mudança para um novo cargo em uma nova Unidade. Esperamos que queira levar as experiências e aprendizados de sua trajetória conosco aqui na Biblioteca do IF. Desejamos muito sucesso nessa nova etapa de sua carreira, e que esta seja sempre repleta de novos desafios e objetivos. Sentiremos sua falta e você ficará guardado em nossos corações.

Grande abraço Amigo! 

Equipe da Biblioteca do IFUSP

 

Novos servidores no IF

Nossas boas-vindas aos novos colegas servidores que iniciaram suas atividades em 20/03/25.
[Com informações da Assistência Administrativa]
---

Jean Paulo YokoyamaTécnico para Assuntos Administrativos - Comissão de Graduação

Júlia Sconzo Guimarães Santos | Bibliotecária - Biblioteca 

Stive Vicente FerreiraTécnico para Assuntos Administrativos - Comissão de Cultura e Extensão

---

 

 

 

Pesquisador da USP vê risco de COP30 virar 'perfumaria' e não trazer contribuições reais

Por Terra. Acesse AQUI na íntegra.
*
Com a participação do pesquisador Paulo Artaxo

--

A realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em Belém (PA) tem levantado questionamentos sobre quais serão os principais pontos a serem discutidos durante o encontro.

Para Paulo Artaxo, cientista e pesquisador do Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (USP), o principal desafio a ser discutido na COP30 é a redução da emissão de gases de efeito estufa. Segundo ele, para que isso ocorra, é preciso acelerar a transição energética em todo o planeta –não somente no Brasil.

Foto: Divulgação IFUSP.

 

Páginas

Desenvolvido por IFUSP