Todas as Notícias

Mestrando IFUSP recebe prêmio de melhor poster

Apresentação de trabalho do grupo GCTI-THz do IFUSP recebe distinção em evento de Óptica e Fotônica

--

Eduardo Destefani Stefanato, aluno de mestrado no IFUSP sob orientação do Prof. Felix Hernandez,  conquistou o 1º lugar na categoria de melhor pôster pela apresentação intitulada "Geração de terahertz por antenas fotocondutoras e laser de femtossegundo para THz-TDS", na Escola de Fotônica UFPR/UTFPR 2024. O evento, organizado pelo UTFPR Optica Student Chapter em colaboração com o UFPR OPTICA Student Chapter, realizou palestras com renomados pesquisadores de Óptica e Fotônica, visitas a laboratórios e apresentações de pesquisas inovadoras na área e ocorreu de 19 a 23 de fevereiro de 2024, nas Universidades Federal do Paraná e Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba.

Stefanato é um dos autores do trabalho, junto a Nicolas M. Kawahala (bolsista TT-V) e o pesquisador Felix Hernandez, coordenador do Terahertz Science, Technology and Innovation Research GrouGCTI-THz/USP do IFUSP. Acesse o site do grupo e confira diversas oportunidades de bolsas disponíveis. 

 

 

Novos Funcionários no IFUSP

Nossas boas-vindas aos colegas que chegam para integrar a equipe administrativa do Instituto.
[Com informações da Assistência Administrativa]

• Fernanda Barbara Lessa Cordeiro
Lotada junto às Assistência Administrativa e Operacional.

• Julio Cesar Bomfim Rosário de Oliveira
Lotado junto à Assistência Acadêmica.
 
Um excelente começo de jornada para ambos!
 

Cosmological History: from Gravitational Waves to Exoplanets

De 29/07 a 09/08, no IFT-UNESP.
Com informações do ICTP SAIFR. 
Acesse aqui o site do evento para inscrições e mais informações.
--

ICTP-SAIFR realiza escola sobre história cosmológica: Evento sobre ondas gravitacionais, buracos negros e exoplanetas recebe inscrições até 4 de maio. A escola, gratuita e em inglês, dedica-se a unir a Astrofísica em diferentes escalas e a Cosmologia, oferecendo novas perspectivas para a interpretação de observações recentes de ondas gravitacionais, buracos negros e exoplanetas.

Saiba mais...

 

VII Perimeter-SAIFR-IFT Journeys into Theoretical Physics

De 22 a 28/07, 8 a 19/07, no IFT/ICTP-SAIFR, Barra Funda.
Com informações do ICTP SAIFR. 
Acesse aqui o site do evento para inscrições e mais informações.
--

Escola oferece aulas teóricas e chance de cursar mestrado internacional. A programação do Journeys, ofertada por professores de instituições diversas, incluindo IFT e Perimeter, cobre quatro tópicos de Física Teórica. Para além do básico, os palestrantes também têm como objetivo apresentar avanços instigantes da pesquisa contemporânea em cada um dos tópicos. Os alunos interessados devem se inscrever até 18 de maio.

Saiba mais...

 

Pequenas estruturas promovem passos esperançosos no diagnóstico do câncer de mama

Texto dos pesquisadores Daniel Cornejo e Cyro von Zuben de Valega Negrão sobre artigo "HER2 aptamer-conjugated iron oxide nanoparticles with PDMAEMA-b-PMPC coating for breast cancer cell identification", dos autores Cyro von Zuben de Valega Negrão, Natália NP Cerize, Amauri S. Justo-Junior, Raquel B. Liszbinski, Giovanna P. Meneguetti, Larissa Araujo, Silvana A Rocco, Kaliandra A. Gonçalves, Daniel R. Cornejo, Patrícia Leo, Caio Perecin, Douglas Adamoski e Sandra M. Gomes Dias. 
Artigo publicado em Future Medicine em 29/01/24.
__

O câncer de mama continua a ser uma preocupação global, exercendo um impacto significativo na vida de inúmeras mulheres ao redor do mundo. Entre os desafios enfrentados por pacientes diagnosticadas com esta enfermidade, destaca-se a condição daquelas com alta expressão de HER2, uma proteína encontrada em níveis anormalmente elevados na membrana das células cancerígenas. Tais pacientes enfrentam um risco aumentado de metástase, particularmente para o cérebro, e experimentam uma menor expectativa de vida.

Nesse cenário, um estudo realizado em parceria entre pesquisadores da UNICAMP, CNPEM, IPT, e o IFUSP, e recentemente publicado no início de 2024 na revista Nanomedicine, apresenta uma abordagem inovadora para identificar esses pacientes de forma mais rápida e acessível. A pesquisa propõe a utilização de nanopartículas híbridas, compostas de óxido de ferro e com revestimento polimérico, adequadamente funcionalizadas para detectar esse tipo particular de células tumorais, promovendo um potencial promissor no diagnóstico do câncer de mama. Além da ampla e aprimorada caracterização do nanomaterial, a qual contou com o apoio do IFUSP, o estudo oferece resultados sobre sua toxicidade e demonstra a viabilidade de sua aplicação. 

O trabalho, que contou com orientação da Drª. Sandra Dias do CNPEM e coorientação da Dra. Natália Cerize do IPT, teve origem na tese de doutorado de Cyro von Zuben no programa de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPG-GBM) da UNICAMP e representa um exemplo destacado de colaboração multidisciplinar. Além disso, contou com financiamento da CAPES e da FIPT, envolvendo áreas como física, química, biologia e medicina.

Embora represente um avanço encorajador no diagnóstico do câncer de mama, o estudo está em estágios iniciais e enfrenta desafios futuros, como ensaios em animais e amostras humanas. No entanto, ele oferece uma esperança tangível para melhorar os resultados clínicos, destacando a importância da colaboração entre diversas áreas e instituições na busca por soluções inovadoras para enfrentar essa doença devastadora. 

-> O artigo “HER2 aptamer-conjugated iron oxide nanoparticles with PDMAEMA-b-PMPC coating for breast cancer cell identification” pode ser acessado AQUI

 

Figura: Graphic Abstract do artigo, por Cyro von Zuben.

VI Escola de Inverno em Física Aplicada à Medicina e Biologia (EIFAMB)

De 29/07 a 02/08, no Departamento de Física da FFCLRP.
Por EIFAMB. Acesse aqui o site do evento para inscrições e mais informações.
--
A Escola de Inverno em Física Aplicada à Medicina e Biologia (EIFAMB) é um evento bienal que tem como objetivo apresentar e divulgar as linhas de pesquisa que possuem o foco em desenvolvimento científico e tecnológico de aplicações à medicina e biologia. Em nossa programação, buscamos uma abordagem multidisciplinar para demostrar as diferentes áreas da Física Aplicada à Medicina e Biologia, mostrando a vivência da pós-graduação nos laboratórios do Departamento de Física da USP de Ribeirão Preto. Pré-inscrições de 09/04 a 01/06.
Saiba mais...

 

V Congresso Digital de Nanobiotecnologia e Bioengenharia

V Congresso Digital de Nanobiotecnologia e BioengenhariaDe 11 a 14/06. Evento online. 
Acesse aqui o site do evento para inscrições e mais informações.
--
Evento organizado e promovido pela equipe que atua no Laboratório de Nanobiotecnologia (LNANO) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia ocorrerá de 11 a 14 de junho de 2024, de forma online e gratuita. O Congresso Digital de Nanobiotecnologia e Bioengenharia (CDNB) se apresenta como um importante fórum de discussão para as comunidades científica e empresarial que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento e inovação nos campos da Nanobiotecnologia e Bioengenharia, constituindo-se uma oportunidade para atualização e capacitação de pessoas que atuam ou tenham interesse pelas áreas. Inscrições até 07/06. Submissão de resumos até 12/05.
Saiba mais...
 
 
 
 

 

Pesquisadores propõem novo modelo para o estudo de membranas celulares

Inovação permite mimetizar essa estrutura celular humana com maior fidelidade e estudar mais a fundo suas propriedades e funções, abrindo caminho para novas descobertas
Por: Agência FAPESP. Acesse aqui.
--

Pesquisadores das universidades de São Paulo (USP), Cornell e Texas Tech (ambas nos Estados Unidos) desenvolveram um novo modelo de membrana lipídica capaz de mimetizar em laboratório a estrutura das membranas celulares humanas com maior precisão e, assim, ampliar as investigações de suas propriedades e funções.

*Com participação da pesquisadora Thais Azevedo Enoki, IFUSP. Leia mais...


Imagem: Thais Azevedo Enoki/USP

Artigo | Typical values statistical analysis for adult chest and abdomen-pelvis CT examinations

Dos autores Paulo Roberto Costa, Jullianna C. O. Castro, Isabella P. F. Nunes, Denise Y. Nersissian, Márcio Y. Sawamura, Hilton Leão Filho e Alessandra Tomal.
Em Radiation Physics and Chemistry, vol. 221, ago 2024, 111669.
Texto do pesquisador Paulo Roberto Costa.
__

O estudo analisou mais de 950 pacientes para entender como a idade e o sexo influenciam a dose de radiação em exames de TC de tórax e abdome-pelve. Os resultados mostraram que a idade tem um impacto maior na dose de radiação em exames de abdome-pelve, enquanto o sexo do paciente pode influenciar a dose em exames de tórax, especialmente em relação ao tamanho do corpo. O estudo também destacou a importância de usar uma ferramenta chamada GAM para garantir que os pacientes recebam a menor dose de radiação possível, sem comprometer a qualidade do exame.

A base de dados utilizada na pesquisa tem como origem trabalhos finais dos programas de residência em Física Médica de duas das co-autoras, já utilizados também em outro trabalho publicado no ano passado (Diagnostic reference level quantities for adult chest and abdomen-pelvis CT examinations: correlation with organ doses), o que evidencia a importância da parceria existente entre o IFUSP e o Instituto de Radiologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP. Além disso, o trabalho contou com a parceria da pesquisadora Alessandra Tomal, do IFGW UNICAMP, que conduziu partes fundamentais do desenvolvimento do modelo estatístico utilizado. Assim, o trabalho também reforça a parceria inter-institucional com outra universidade paulista que também atua na área de Física Médica.
 
Algo que se destaca no trabalho é a aplicabilidade do modelo proposto para outras bases de dados similares, viabilizando a busca sistemática de fatores críticos que possibilitem a otimização de procedimentos clínicos. Estas aplicações são importantes pois, o que se deseja quando um paciente é submetido a um procedimento de imagens médicas utilizando radiações ionizantes é que se possa obter o melhor diagnóstico possível com a menor quantidade de radiação entregue ao paciente. Contudo, os sistemas de imagens modernos possuem uma quantidade enorme de variáveis técnicas e de processamento de imagens, o que dificulta a atuação dos Físicos Médicos quando se deseja introduzir um novo procedimento ou otimizar um já existente na clinica. 
 
Como perspectivas futuras, os pesquisadores pretendem aplicar métodos semelhantes em outras bases de dados e considerando estratos distintos, como aqueles que consideram as indicações clínicas como um atributo adicional às estratégias de otimização de procedimentos de imagens médicas.


 

Páginas

Desenvolvido por IFUSP