Livro de docente do IFUSP é finalista do Prêmio jabuti

Da Assessoria de Comunicação do IFUSP:

Um Pouco de Física do Cotidiano

Se o ar quente sobe, por que é frio nas montanhas e quente no litoral?

Autor: Prof. Otaviano Helene (IFUSP) - Livraria da Física

O livro escrito pelo Prof. Otaviano Helene está entre os 10 finalistas do Jabuti de 2017, na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.

O resultado final sai no dia 30.10.2017

A lista com todas as indicações está aqui

Breve resumo do livro:

Este livro procura a física existente em vários fenômenos comuns do nosso dia a dia, buscando respostas a perguntas que podemos fazer ao observar as coisas que acontecem à nossa volta. Afinal, como já está em seu subtítulo, se o ar quente sobe, por que não é quente nas montanhas e frio no litoral?

Muitas outras questões do mesmo tipo são discutidas no livro. Por exemplo, por que as ondas sempre chegam “de frente” nas praias, independentemente do lado para o qual elas são voltadas? Qual a diferença entre um tsunami e uma onda comum? E por que areia molhada é, usualmente, mais escura que areia seca?

Ou, ainda, o que o tamanho dos átomos pode nos dizer sobre as tão saborosas massas folhadas e o que a física pode nos ensinar sobre o desempenho dos atletas?

Essas e outras dezenas de questões são examinadas neste livro. Talvez elas sirvam para que as pessoas – e os estudantes em especial – apreciem melhor os fenômenos do nosso dia a dia e que a apreciação destes motive o interesse pelas ciências em geral e pela física em particular.

Serviço:

Livro: “Um pouco da física do cotidiano - se o ar quente sobre por que é frio nas montanhas e quente no litoral? ”

Prof. Dr. Otaviano Helene – IFUSP

E-mail: otaviano@if.usp.br

Editora:  Livraria da Física

Rua do Matão, Travessa R, nº. 187 – Cidade Universitária – S. Paulo - SP

Data Publicação:
sexta-feira, 6 Outubro, 2017
Data de Término da Publicação da Notícia:
segunda-feira, 30 Outubro, 2017