Populismo e discernimento na universidade

Por Walter F. Wreszinski, professor titular aposentado do Instituto de Física da USP

Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

"Richard Feynman, professor da Caltech e detentor do Prêmio Nobel de Física pelas suas contribuições à eletrodinâmica quântica, disse uma vez: “Nessa era de especialização, pessoas que conhecem profundamente um campo de atividades são frequentemente incompetentes para julgar um outro. Os grandes problemas das relações entre um e outro aspecto da atividade humana têm, por esse motivo, cada vez menos sido discutidos em público”. Entretanto, é uma das funções primordiais da universidade promover tais discussões! Um dos motivos principais de fazê-lo é entender os fatores sociopsicológicos que conduziram ao populismo, hoje observado em diversos países do mundo, e a sua repercussão na universidade." Saiba mais...

Imagem: Arquivo pessoal