Pandemia reforça necessidade de apoio aos jovens pesquisadores

Cientistas mais jovens precisam de mais mentoria, conectividade e de oportunidades de financiamento, além de participação em eventos

Por: Júlio Bernardes, Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

A necessidade de apoiar os jovens cientistas, desde os estudantes até os ingressantes na carreira universitária, é o tema da coluna do físico Paulo Nussenzveig. “Já mencionei, antes, a situação de penúria do financiamento federal, em que o orçamento do CNPq, uma agência federal para financiar a pesquisa, não prevê recursos para financiar pesquisas, apenas garantir pagamento de bolsas.”, relata. “A Capes, principal financiadora da pós-graduação, promove cortes de bolsas ou mudanças surrealistas na forma de sua distribuição, ameaçando a sobrevivência de tradicionais programas de pós-graduação de excelência. É preciso lembrar sempre que os valores das bolsas da Capes e do CNPq não foram reajustados desde 2013!”. Saiba mais...