Máscaras N95/PFF2 têm 94% de eficiência, segundo estudo

Equipamentos são os mais seguros, enquanto alguns tipos, como as feitas com espuma de poliuretano e as de algodão, protegem muito pouco

Por: Lucas Gomes e Gabriel Maia, Jornal Nexo. Acesse aqui a matéria original.

Em abril de 2021, um grupo de pesquisadores do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo) publicou no periódico Aerosol Science and Technology um estudo que compara a eficácia dos principais modelos de máscaras utilizados no país, encontrados em farmácias e lojas de comércio popular. As máscaras N95 (também conhecidas como PFF2) mostraram-se as mais eficazes em filtrar partículas, com um percentual médio de 94% de eficiência de filtragem e uma variação de 90% a 98%. Já as máscaras cirúrgicas e aquelas com a tecnologia TNT, apesar do alto percentual médio de eficiência de filtragem, apresentaram uma variação maior dependendo do modelo. Saiba mais...

Imagem: Getty Images