Astrofísicos brasileiros fazem a imagem mais nítida do céu em raios gama

Uma equipe de quatro astrofísicos do Grupo de Buracos Negros da Universidade de São Paulo (USP) construiu um mapa do céu em raios gama. Eles afirmam ser o mais nítido que já foi produzido

Por: Agência FAPESP. Acesse aqui a matéria original.

Radiação gama ou raio gama é um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência produzida geralmente por elementos radioativos, processos subatômicos como a aniquilação de um par de pósitron e elétron. Esse tipo de radiação muito energética também é produzido em fenômenos astrofísicos de grande importância. “Os raios gama são o tipo de luz com as maiores energias que podemos encontrar no Universo”, explica Raniere Menezes, um dos cientistas envolvidos na construção dessa imagem, em entrevista para a Assessoria de Imprensa do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Saiba mais...

Imagem: NASA