Sol artificial chinês bate recorde com 120 milhões de graus Celsius

Imagem revela a atmosfera superior do Sol, a coroa, com uma temperatura de cerca de 1 milhão de graus Celsius - Solar Orbiter/EUI Team (ESA e Nasa)A equipe de pesquisadores do Instituto Hefei de Ciências Físicas da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim, anunciou que o "sol artificial chinês", gerado pelo reator de fusão nuclear EAST (Tokamak Experimental Supercondutor Avançado) bateu o recorde de tempo, chegando a 18 minutos, a uma temperatura de 120 milhões de graus Celsius.

Por: UOL Tilt. Acesse aqui a matéria original.

No Tokamak, os átomos de trítio e deutério passam por um aquecimento muito elevado, chegando a quase 150 milhões de graus Celsius, o que provoca a fusão desses elementos químicos. Esse procedimento é necessário para que as reações de fusão, desenvolvidas pelos pesquisadores, sejam autossustentáveis para uma produção de energia constante, o que, atualmente, culminou em quase 18 minutos a 120 milhões de graus Celsius pelo "sol artificial". Saiba mais...

Imagem: Solar Orbiter/EUI Team (ESA e Nasa) | via UOL Tilt