Coletivo Autista da USP

Autistas chegam à universidade? Novo coletivo da USP quer conscientizar  sobre neurodiversidade – Jornal da USPInformações do Coletivo Autista da USP.
--
Você sabia que existem vários alunos e funcionários com o transtorno do espectro autista (TEA) na Universidade de São Paulo (USP)? Apesar de serem muitos, a comunidade autista da USP enfrenta problemas de invisibilidade, acessibilidade e discriminação. A universidade oferecer programas de inclusão, mas ainda temos muito a fazer para os alunos e funcionários com TEA.

Por isso, é essencial ter grupos de apoio e suporte à esta população. O Coletivo Autista da USP (CAUSP) é uma iniciativa dedicada a esta parte da comunidade USP. Nossos objetivos são discutir o TEA, contribuir para a expansão de pautas relacionadas ao autismo, e criar um local seguro para troca de experiências e apoio mútuo entre membros da comunidade autista.

Atualmente, o CAUSP conta com mais de uma centena de membros. O coletivo cumpre seus objetivos através das mais variadas ações. Os membros podem participar grupos do WhatsApp para discutir assuntos relacionados ou não ao autismo. Ocasionalmente, organizamos encontros presenciais no campus do Butantã, e queremos promovê-los em outros campi em breve. Além disso, o coletivo atua em ações de inclusão e acessibilidade da USP. Atualmente, temos plano de criar um site, promover palestras, e realizar um censo.

Membros do CAUSP podem ser alunos de graduação, de pós-graduação, ou funcionários que:
● Tenham diagnóstico formal de TEA.
● Estejam em processo diagnóstico, com suspeita profissional de autismo.

Se você tiver interesse em participar do CAUSP, preencha o formulário de inscrição. Entraremos em contato com você dentro de uma semana após o preenchimento do formulário. Sempre ficamos muito felizes em receber novos membros no coletivo. Além disso, você pode apoiar o CAUSP seguindo a nossa página no Instagram: @coletivoautista.

-> Acesse AQUI o linkTree do CAUSP, e confira o drive do coletivo contendo documentação relevante concernente à população com TEA: Regimento do Coletivo, Cartilha informativa "Acho que sou Autista, E Agora?", Cartilha "Cordões e seus significados", Estatuto da Pessoa com Deficiência, Guia de Orientações para as IES realizada pela UNESP, entre outros.
Caso tenha alguma dúvida, é possível conversar com o estudante do IFUSP Luan de Souza Silva, que é membro do Coletivo. Escreva para luansouzasilva@usp.br.