Trabalho do mestrando Vitor Oliveira recebe distinção na Escola de Fotônica UTFPR/UFPR

Apresentação de trabalho ligado do grupo de Fluidos Complexos do IFUSP recebe distinção em evento de Óptica e Fotônica.
Com informações da pesquisadora Nathália B. Tomazio.
--

Parabenizamos o mestrando Vitor Souza Premoli Pinto de Oliveira pela apresentação do trabalho "Limiar de dano induzido a laser de femtossegundos em SiO₂", premiado com o 2º lugar na categoria de melhor poster na Escola de Fotônica 2024 - UTFPR/UFPR. O evento foi organizado pelo UTFPR Optica Student Chapter em colaboração com o UFPR OPTICA Student Chapter, e realizou palestras com pesquisadores de Óptica e Fotônica, visitas a laboratórios e apresentações de pesquisas inovadoras na área, entre 19 e 23 de fevereiro deste ano, em Curitiba.

O objetivo do trabalho apresentado foi implementar um arranjo óptico para determinação de limiar de dano induzido a laser (LIDT, do inglês laser-induced damage threshold) de resinas fotocuráveis tipicamente utilizadas para a técnica de Fotopolimerização por absorção de dois fótons (FA2F).  A F2AF é uma técnica de escrita a laser que permite a fabricação de microdispositivos fotônicos, fazendo uso da natureza não linear do processo de absorção de dois fótons para produzir microestruturas tridimensionais de geometrias complexas com nível de detalhamento abaixo do limite de difração. Neste contexto, o LIDT constitui um importante parâmetro, pois determina o limite de potência óptica ao qual um material pode suportar quando irradiado por um laser, sendo crucial para aplicação dos microdispositivos fotônicos em óptica não linear.

O mestrando é orientado pela pesquisadora Nathália Beretta Tomazio, docente atuante na área de Óptica não linear em microdispositivos fotônicos do Grupo de Fluidos Complexos do IFUSPPara informações sobre oportunidades de pesquisa nesta área, entre em contato com a Profª Nathália pelo email ntomazio@if.usp.br.