Artigo | Effects of phytosterol supplementation on lipoprotein subfractions and LDL particle quality

Dos autores Valeria Arruda Machado, Angela Rocio Niño Santisteban, Celma Muniz Martins, Nagila Raquel Teixeira Damasceno, Francisco A. Fonseca, Antonio M. Figueiredo Neto & Maria Cristina Izar. 
Em Scientific Reports vol. 14, art. 11108 (2024).
Texto do pesquisador Antonio Martins Figueiredo Neto. 
__

Os fitoesteróis são componentes naturais de alimentos vegetais usados como suplementos devido ao seu conhecido efeito redutor do colesterol. No entanto, os seus efeitos nas subfrações das lipoproteínas e na qualidade da partícula LDL não haviam sido estudados em maior detalhe. Nosso objetivo foi avaliar os efeitos da suplementação de fitoesteróis sobre os lipídios, subfrações de lipoproteínas e sobre a qualidade da Low-Density Lipoprotein (LDL) humana. 

Um estudo prospectivo, tipo piloto, aberto e cruzado, randomizou 23 homens em prevenção primária de hipercolesterolemia para receber dieta ou dieta mais fitoesterol (2,6 g em 2 doses, com refeições) por 12 semanas, quando os tratamentos foram trocados por outro 12 semanas. As subfrações de lipoproteínas foram analisadas por eletroforese em gel de poliacrilamida (Lipoprint System®). A qualidade da partícula LDL foi analisada por varredura Z e espectroscopia UV-vis.

O desfecho primário foi a comparação entre dieta versus dieta mais fitoesteróis. Os desfechos secundários avaliaram as diferenças entre a linha de base, dieta e dieta mais fitoesterol. Estatísticas não paramétricas foram realizadas com p < 0,05. Houve tendência de redução da High-Density Lipoprotein HDL-7 (p = 0,05) no braço dieta mais fitoesterol, sem efeitos na qualidade das partículas de LDL. O Heatmap mostrou fortes correlações (ρ > 0,7) entre o tamanho das partículas pelos diferentes métodos com ambas as intervenções. A dieta mais fitoesterol reduziu o cholesterol total, aumentou a HDL-colesterol e reduziu a Intermediary-Density Lipoprotein IDL-B, enquanto a dieta aumentou a HDL7 e reduziu o IDL-B em relação ao valor basal (p < 0,05, para todos). A suplementação de fitosterol demonstrou pequenos efeitos benéficos na subfração HDL-7, em comparação com a dieta isolada, sem efeitos na qualidade das partículas de LDL. Os experimentos de varredura Z realizados no IFUSP demonstraram que a dieta com fitosteróis não melhorou a qualidade (aterogenicidade) da LDL.

 

Desenvolvido por IFUSP