Doutorando IFUSP é agraciado com prêmio de melhor poster do 21st Brazilian Workshop on Semiconductor Physics (BWSP)

Com informações do Depto. de Física dos Materiais e Mecânica e do doutorando Lauro Barreto Braz.
--

O aluno de doutorado Lauro Barreto Braz, sob orientação do docente Luis Gregório Dias (DFMT - IFUSP), foi um dos contemplados com o Prêmio de Melhor Pôster durante o 21st Brazilian Workshop on Semiconductor Physics (BWSP), ocorrido no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP, de 02 a 06 de setembro.

Sobre o poster premiado, intitulado "Superconductivity from spin fluctuations and long-range interactions in magic-angle twisted bilayer graphene", de sua autoria em conjunto com o orientador e o pesquisador George B. Martins, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), comenta o doutorando: "Neste trabalho, nós estudamos um sistema formado por duas folhas de grafeno, que são superpostas e torcidas de um certo ângulo. Curiosamente, dependendo do ângulo de torção, o sistema pode acabar sendo um isolante (resistência elétrica infinita) ou um supercondutor (resistência elétrica zero)! O que mostramos foi que a interação entre os ~1 mol de elétrons no sistema é a possível causa da supercondutividade. Isso decorre do fato de que interações a distâncias muito longas, cerca de 2 nanômetros, são cruciais para a supercondutividade, enquanto a principal propriedade do elétron nesse sistema é seu spin. A previsão de que as interações de longo alcance podem favorecer a supercondutividade é algo geral da teoria que desenvolvemos e deve se aplicar a outros sistemas".

O trabalho, que fez parte de sua dissertação de mestrado, foi desenvolvido durante o intercâmbio do estudante na Universidade de Uppsala, Suécia. Lauro avalia que, durante essa experiência, desenvolveu grande maturidade e independência como cientista, aspectos necessários para o avanço do projeto. O doutorando revela, ainda, duas motivações que impulsionaram o trabalho: a entrada do coorientador George B. Martins (UFU), que o introduziu aos métodos computacionais implementados no desenvolvimento do trabalho e sua curiosidade em aprender a desenvolver a teoria ao invés de apenas aplicá-la. "Aprendendo a desenvolvê-la eu pude propor uma generalização, que nos permitiu estudar o caso das interações de longo alcance, que foi o principal desenvolvimento deste trabalho" - comenta.
 
Além dos pesquisadores que o orientaram, Lauro agradece as discussões com os colegas Lucas Baldo (Uppsala University, Suécia) e Tanay Nag (BITS Pilani, Índia), que o ajudaram a chegar às últimas ideias para fechar a história do artigo. Acesse AQUI o artigo na íntegra.
 

Foto: Lauro B. Braz recebe certificado de Melhor Poster da organização do 21st BWSP | Reprodução do site do evento.

 

Desenvolvido por IFUSP