Colaboração internacional J-PAS divulga primeiros dados do mapeamento do Universo

Com participação de pesquisadores da USP, primeiros dados da pesquisa mostram a posição tridimensional de 100 mil estrelas e cerca de 450 mil galáxias.
Por Jornal da USP. Acesse AQUI.
--

O projeto Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey (J-PAS) está disponibilizando à comunidade científica os primeiros 12 graus quadrados do mapa tridimensional do Universo, feito a partir do Observatório Astrofísico de Javalambre. A área estudada contém 550 mil objetos astronômicos e é apenas uma pequena amostra de toda a área de pesquisa, que observará milhares de graus quadrados ao longo de dez anos. 

O professor Raul Abramo, do Instituto de Física (IF) da USP e um dos fundadores do projeto, explica que num enquadramento de 8 mil graus quadrados será possível identificar cerca de 1 bilhão de objetos espaciais. O cientista diz que existem várias maneiras de observar o Universo e que cada telescópio, de acordo com sua abordagem técnica, pode fazer isso de maneira diferente: alguns captam muitos objetos com menor definição, outros restringem a captação em função da qualidade visual da imagem. O J-PAS inova ao capturar um amplo espaço do Universo com qualidade suficiente para compreensão e aprofundamento do conteúdo.
 

Desenvolvido por IFUSP