Capítulo sobre física pioneira da USP integra obra internacional sobre mulheres na Física Quântica

--

Recém-lançado pela Cambridge University Press, o livro "Women in the History of Quantum Physics - Beyond Knabenphysik", dedicado a destacar o papel das mulheres na história da Física Quântica, reúne contribuições de pesquisadores de diversas partes do mundo, e inclui um capítulo sobre a física brasileira Sonja Ashauer. A iniciativa foi concebida por um grupo interdisciplinar de estudiosos da História da Ciência e da Física, motivado pelas comemorações do centenário da Física Quântica, celebradas neste ano de 2025.

 
O nono capítulo da obra, intitulado "Sonja Ashauer from São Paulo to Cambridge: a journey to quantum electrodynamics", é assinado pelo professor do Instituto de Física da USP Ivã Gurgel e a pesquisadora Barbra Miguele de Sá, e tem como foco a trajetória de Sonja Ashauer, uma das primeiras mulheres formadas pelo Departamento de Física da USP, contemporânea de César Lattes. Após finalizar sua graduação, Sonja realizou doutorado na Inglaterra, sob a orientação de Paul Dirac, um dos fundadores da Física Quântica. Sua promissora carreira, no entanto, foi interrompida precocemente por seu falecimento logo após retornar ao Brasil, o que contribuiu para que seu nome permanecesse pouco conhecido no meio científico.
 
O texto também recupera aspectos da história do próprio Instituto de Física, contextualizando a formação da primeira geração de físicos no país. O capítulo é uma versão condensada da dissertação de mestrado de Barbra Miguele, orientada por Ivã Gurgel e defendida no final de 2024, que é inteiramente dedicada à trajetória acadêmica de Sonja Ashauer.
 
A publicação tem tido ampla repercussão internacional, especialmente na comunidade de história da ciência, e busca ampliar a perspectiva sobre as origens e contribuições para a Física Quântica, para além dos tradicionais centros europeus. A valorização de figuras como Sonja Ashauer destaca a importância de um olhar mais diverso e inclusivo para a história da ciência.
 
O livro está disponível em versão física com capa dura ou e-book e pode ser adquirido no site da editora ou em distribuidores.
 

 

Desenvolvido por IFUSP