Física de Partículas é tema de nova série de divulgação cientifica nas redes

Uma coleção inédita de vídeos está em lançamento para apresentar ao público brasileiro a trajetória da física de partículas e a importância da colaboração entre pesquisadores nacionais e o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear). A produção é encabeçada pela estudante de graduação do Instituto de Física da USP (IFUSP), Gabriele Benedicto, e pelo aluno da Universidade Federal do ABC (UFABC), João Paulo Mantovan, com a participação dos professores Marcelo Munhoz e Ivã Gurgel do IFUSP e da professora Graciella Watanabe da UFABC. Os vídeos foram produzidos no contexto do programa “Comunicar Ciência”, da FAPESP..

A iniciativa está ligada ao Projeto Temático “Física e Instrumentação de Altas Energias com o LHC-CERN”, apoiado pela FAPESP, e integra as comemorações dos 70 anos do CERN. Além de traduzir temas de alta complexidade científica, a coleção de vídeos busca valorizar o protagonismo de jovens cientistas em formação, que participaram das etapas de pesquisa, roteirização e até gravação do material.

Os vídeos estão organizados em três minisséries temáticas, abordando desde a história dos estudos sobre a constituição da matéria até as descobertas mais recentes no CERN e suas repercussões tecnológicas. Para o professor Marcelo Munhoz, coordenador do projeto temático da FAPESP, a produção é também um exercício de formação científica e comunicacional: “Queremos mostrar a ciência de forma acessível, mas também dar espaço para que nossos estudantes vivenciem o papel de tradutores do conhecimento. Eles são parte ativa de uma colaboração internacional e têm muito a contribuir”, afirma.

A coleção está dividida em três séries de cinco vídeos, cada um explorando diferentes aspectos da história da física de partículas.

Origens da Física de Partículas

  • Qual a menor coisa que existe? Como uma coisa tão pequena pode ser tão poderosa? Como chegamos à bomba atômica?
  • A descoberta do elétron, do núcleo atômico e de seus constituintes
  • O triunfo da previsão teórica: a medida do méson pi por César Lattes
  • Núcleos temperamentais, decaimento radioativo, neutrinos
  • O irmão gêmeo do elétron: a antimatéria e o pósitron

O Mundo Quântico e suas Partículas

  • Partículas virtuais e a história do méson
  • Mésons, mésotrons, múons: Lattes, Yukawa e Anderson
  • Quem é esse pessoal estranho? Partículas estranhas, relação com os bósons W e Z
  • Quarks, hádrons, glúons
  • O Modelo Padrão: férmions, bósons e um universo dinâmico e estável

O CERN e os Novos Caminhos da Ciência

  • A partícula de Deus: o bóson de Higgs
  • O CERN e o LHC: da criação do laboratório à entrada do Brasil como Estado-membro associado
  • A histórica detecção do bóson de Higgs em 2012
  • A curiosidade como motor da ciência básica e tecnologias nascidas no CERN (WWW, PET Scan)
  • Projeções para o futuro: por que a física de partículas é um campo promissor no Brasil e no mundo

O projeto portanto foi o resultado da colaboração entre 3 grupos de pesquisa: o HEPIC (coordenado pelo Prof. Marcelo Munhoz), o TeHCo (coordenado pelo Prof. Ivã Gurgel) e o DECiDe (coordenado pela Profa. Graciella Watanabe da UFABC), além da parceria com o setor de comunicação do IFUSP, que realizou a edição final dos vídeos. Além do intuito primeiro de aproximar o conhecimento científicos de parcelas da sociedade fora dos círculos acadêmicos, os vídeos também vêm destacar que o Brasil não apenas participa das grandes colaborações internacionais, mas também forma jovens que já se inserem nesses espaços de ponta.

Confira os primeiros vídeos da série pelos perfis do Instagram @hepic_ifusp e @fisicausp

*Para mais informações sobre o projeto, contate o coordenador Marcelo Munhoz em munhoz@if.usp.br

 

 

 

Desenvolvido por IFUSP