Apresentação

O LAMFI-USP foi criado em 01/06/89, durante a 228a sessão da Congregação do IFUSP que definiu seu Regimento, a composição de seu comitê gestor e as atribuições de seu coordenador. Instalado no IFUSP em 1992 com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o LAMFI-USP representa um investimento inicial, distribuído entre equipamentos e intalações prediais, de cerca de US$ 790.000,00 (1990). Ocupando uma área total de 230 m2 no Edifício Van de Graaff do IFUSP, seus principais instrumentos são um acelerador eletrostático tipo Pelletron (National Electrostatic Co. EUA) de 1,7MV com duas fontes de íons e três estações de análise dedicadas, uma delas com feixe externo e mesa robótica 3D com grande envergadura totalmente desenvolvido no IFUSP. No LAMFI-USP, estão disponíveis as técnicas analíticas RBS, ERDA, PIXE e NRA com opção para análises em vácuo ou com feixe externo. Combinadas permitem a detecção de todos os elementos da tabela periódica com limites de detecção em torno de µg/g (ppm). O LAMFI-USP foi o primeiro laboratório do gênero no país dedicado majoritariamente a análise de materiais por feixes iônicos em regime multiusuário. O LAMFI-USP é operado por uma equipe técnica própria e gerido por um comitê científico composto por docentes do Instituto de Física e da Escola Politécnica. O uso de suas instalações pode ser solicitado por qualquer usuário acadêmico diretamente ao comitê científico ou ao coordenador mediante formulário neste site. Desde sua fundação, o LAMFI vem funcionando sem interrupções, analisando em média 3500 amostras por ano e atendendo continuamente mais de 50 projetos, entre teses, disssertações, cursos de graduação ou de pós-graduação e projetos de pesquisa. Mais recentemente, em 2015, o LAMFI desenvolveu e passou a distribuir em nível mundial o software aberto MultiSIMNRA para análise multiprocessada e autoconsistente de espectros RBS, ERDA, NRA e EBS especialmente indicado para determinação de perfis de concentração elementares. Os principais usuários em atividade no LAMFI e respectivo tempo de uso do Laboratório são: Grupo de Física Aplicada com Aceleradores, IFUSP (38%), Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico (FAEPAH-USP) (13%), POLI-USP (8,5%), Laboratório de Materiais Magnéticos, IFUSP (8%), Instituto Tecnológico de Aeronáutica, (5,4%). O tempo restante é utilizado por outros laboratórios do IFUSP, da UNICAMP, UFSCAR, FEI, UFF, PUC-RJ, UEL, UNIVAP e IPEN.

Figura 1 - Prof. Juan Carlos Acquadro (direita) e Prof. Manfredo Tabacniks (esquerda) inspecionando o tubo acelerador no ano de 1993