Termos de uso

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO DO LAMFI-USP

O Laboratório de Análises de Materiais com Feixes Iônicos da Universidade de São Paulo (LAMFI-USP) é um laboratório multiusuário criado para desenvolver e otimizar métodos atômico-nucleares empregados na análise de materiais, disponibilizando esses recursos para pesquisadores no Brasil e no exterior. Usuários do LAMFI-USP podem ser pesquisadores acadêmicos, seus alunos, empresas ou cientistas em geral.

Categorias de análise oferecidas

De forma geral, uma análise completa no LAMFI-USP compreende tanto a irradiação de amostras e o registro dos espectros como o processamento dos espectros para caracterização das amostras analisadas. A decisão de realizar uma análise completa é do usuário.

Análises acadêmicas resultam em publicações acadêmicas. O uso acadêmico do LAMFI é isento de custo e supõe que o usuário cite o termo “LAMFI-USP” em seus trabalhos ou publicações. Apesar da isenção, mas no interesse dos usuários, espera-se que os pesquisadores colaborem com o reembolso de despesas do laboratório. Análises acadêmicas completas com a participação de pessoal do LAMFI-USP, são considerados trabalhos em colaboração cujos resultados deverão ser publicados em coautoria.

Análises não acadêmicas são análises outras ou com interesse comercial. Análises não acadêmicas têm custo definido no site do laboratório. Publicações acadêmicas contendo resultados do LAMFI-USP sem a expressa citação do Laboratório serão consideradas não acadêmicas e os custos das análises deverão ser ressarcidas ao IFUSP.

Análises internas são trabalhos de calibração, de desenvolvimento ou de manutenção, independentemente de resultarem ou não em publicações acadêmicas. O uso interno deve resultar em ganho para o laboratório e/ou para os usuários.

Sobre a submissão de pedido de uso do laboratório

Pedidos para análises não acadêmicas devem enviados diretamente ao e-mail lamfi@if.usp.br para análise e orientação.

Análises acadêmicas devem ser solicitadas pelo interessado no site do LAMFI-USP.  Ao enviar o Pedido de Uso, o usuário concorda implicitamente com as condições de uso do LAMFI-USP. No caso de estudantes, também se solicita anuência do orientador acadêmico. Após anuência do orientador/pesquisador, o Laboratório confirmará a data reservada em mensagem ao usuário.

Para irradiação imediata é necessário que as amostras enviadas para análises sigam o padrão do arranjo IBA em vácuo, devendo ter espessura menor que 6 mm e dimensões lineares entre 7 e 25 mm. Amostras fora de especificação podem sofrer atrasos na análise.

Após o experimento

Nas análises realizadas no LAMFI-USP, o laboratório gera uma ficha de análise com informações das condições experimentais e um registro eletrônico dos espectros armazenados no Portal de Espectros do LAMFI-USP, cujo acesso pode ser solicitado através do e-mail lamfi@if.usp.br.

As amostras enviadas ou deixadas no Laboratório, ficarão disponíveis para retirada por 30 dias corridos, contados a partir da data da realização do experimento. Findo este prazo, as amostras poderão ser descartadas.

Termos de citação e agradecimento

A melhor forma de citar o LAMFI-USP é usar a referência abaixo. Alternativamente, os textos a seguir podem ser usados para citar e/ou agradecer o uso do Laboratório:

Reference: Tabacniks, M.H. The Laboratory of Material Analysis with Ion Beams, LAMFI-USP,  in Proceedings of the XX Brazilian Workshop on Nuclear Physics”, ed. Sergio R. Souza et al., World Scientific Publishing Co., Singapore (1997), 467 p; ISBN 9810234295. p 443-451. (arXiv:1902.08309)

“This research used resources of the Laboratory of Material Analysis with Ion Beams - LAMFI-USP,  of the University of São Paulo. The author(s) acknowledge the laboratory staff for assistance during the experiments.”

“Esta pesquisa utilizou recursos do Laboratório de Análises de Materiais com Feixes Iônicos - LAMFI-USP,  da Universidade de São Paulo. O(s) autor(es) agradecem a equipe do laboratório pela assistência aos experimentos.”