Linhas de Pesquisa

1 - Estudos Histórico-Epistemológicos sobre as Ciências Físicas.

Esta linha de pesquisa trata das características epistemológicas do conhecimento produzido pelas ciências físicas. Em especial, busca-se compreender o que o diferencia de outras formas de saber e como qualificar seus limites de validade. Dentre as temáticas tratadas, há trabalhos que discutem: i) realismo estrutural e realismo perspectivo; ii) perfis/obstáculos epistemológicos e racionalismos regionais; iii) disputas epistemológicas no campo científico; iv) formas simbólicas e pensamento narrativo nos processos de criação científica. Estas questões são tratadas através de estudos históricos sobre as ciências físicas, com especial ênfase nos séculos XIX e XX.

2 - História das Ciências Físicas no Brasil.

Esta linha de pesquisa se organiza em dois eixos complementares, que têm como objetivo: i) investigar, a partir de abordagens culturais, as práticas de cientistas que atuaram no Brasil, buscando compreender suas contribuições às ciências físicas; ii) analisar como diferentes dinâmicas políticas de caráter nacional e transnacional influenciaram programas de pesquisa e instituições científicas no Brasil. Associado a esta linha de pesquisa, promove-se a organização, preservação e digitalização de acervos históricos que estão sob responsabilidade do IFUSP, que inclui os seguintes materiais: Departamento de Física da FFCL (1934-1969); Mário Schenberg, Amélia Império-Hamburger. Mais detalhes: acervo.if.usp.br

3 - Imaginário e Circulação Social do Conhecimento.

Esta linha de pesquisa abrange um conjunto de trabalhos que buscam refletir sobre o papel das ciências físicas na cultura geral e investiga as características do conhecimento fora dos contextos científicos. Assim, busca-se compreender: i) os processo de ressignificação de conceitos das ciências físicas em sua transposição para obras de diferentes gêneros, como manuais didáticos, ensaios místicos e/ou existenciais, ficção científica etc. ii) as formas de apresentação e representação da ciência na grande mídia e os aspectos ideológicos envolvidos nesta forma de circulação do conhecimento. Através destas investigações busca-se repensar a educação científica e propor formas de ensino que estabeleçam diálogos com a sociedade.

4 - Ensino de Física Moderna e Contemporânea.

Nas últimas décadas são crescentes os debates sobre inovação curricular e, no contexto do ensino de física, há uma forte tendência de atualização que defende a inserção de tópicos de física moderna e contemporânea (FMC) na escola básica. Contudo, não basta apenas inserir novos conhecimentos nos currículos, é preciso trazer reflexões e novas abordagens voltadas a uma educação crítica e seus contextos sociais. Assim, o objetivo desta linha de pesquisa é: i) propor e analisar sequências de ensino-aprendizagem (TLS) para FMC; ii) caracterizar obstáculos à implementação de situações de aprendizagem para FMC; iii) compreender os saberes docentes necessários ao ensino de FMC; iv) investigar as inter-relações entre conhecimento e desigualdades educacionais no contexto da FMC. Atualmente se desenvolve, no âmbito do programa do CNPq ‘Ciência na Escola’, o projeto 'Rede de colaboração científica entre escola e universidade: as práticas das ciências na perspectiva dos estudos experimentais em raios cósmicos'. Esta linha de pesquisa é desenvolvida em parceria com o High Energy Physics and Instrumentation Center (HEPIC-IFUSP) e com Grupo de Pesquisa em Desigualdade Educacional, Ciência e Democracia (DECiDe-UFABC).