Acervo Histórico IFUSP

O Acervo Histórico do IFUSP é resultado do empenho de alunos, professores e diretorias do IFUSP que, há anos, buscam superar dificuldades para resgatar e preservar documentos da história da Instituição e da ciência no Brasil. Começou a ser idealizado pela física Amélia Império Hamburger quando realizou as primeiras entrevistas com professores pioneiros da física, ainda na década de 1970 e 80. Entre 1995 e 2004, coordenou atividades do Projeto Memória, voltadas para a organização arquivística, inventário, acondicionamento e divulgação da documentação do Departamento de Física da FFCL-USP (1934-1969). Em 2011, após o falecimento da professora, as atividades foram retomadas por iniciativa de Ernst Wolfgang Hamburger (08/06/1933 - 4/07/2018), com o especial apoio de Vera Bohomoletz Henriques e Silvio Roberto de Azevedo Salinas. Desde 2017, a coordenação está com o professor de História da Ciência Ivã Gurgel.

Em 20 de junho de 2018 foi alcançado o objetivo, perseguido há décadas, de disponibilizar a documentação do Arquivo do Departamento de Física da FFCL-USP, com documentos de 1932 a 1967 - cobrindo assim o período de criação da Faculdade de Filosofia e da chegada de Gleb Wataghin, as décadas seguintes quando as primeiras gerações de físicos brasileiros formados na USP passaram a ser responsáveis pela condução da Instituição, até pouco antes do decreto da Reforma Universitária de 1969, que criou os institutos.

O professor Mario Schenberg (1914-1990) é um dos físicos mais renomados do Brasil. O Repositório Digital do Acervo Histórico do IFUSP também apresenta o Fundo Mário Schenberg, que reúne os documentos produzidos e acumulados pelo professor, cobrindo de 1922 a 1990, incluindo a documentação complementar de 1990 a 2014.

A documentação existente na sala do Acervo Histórico do IFUSP é bem diversificada, mas está em processo de organização e, por essa razão, nem sempre é de fácil acesso para pesquisa no local. É um Acervo da maior importância, que vem contribuindo para atividades de ensino e pesquisa, sendo utilizado por pesquisadores e profissionais interessados em História das Ciências no Brasil.

Ampliamos o espaço do acervo para receber os arquivos de Amélia Império Hamburger e Ernst Wolfgang Hamburger, e também, um conjunto documental de Marcello Damy de Souza Santos, bastante importante, principalmente, mas não só, para a história da física nuclear no Brasil.

Visite o acerte do acervo e conheça mais sobre o projeto: http://acervo.if.usp.br/