Iniciação científica

Entre as principais finalidades do Instituto de Física da USP estão a formação de pessoas e a pesquisa cientifica. Essas duas finalidades se encontram integradas em diversas atividades, em especial nos programas de Iniciação Cientifica.
 
Esses programas são voltados ao atendimento de estudantes de graduação, especialmente após o segundo ano do curso. O principal objetivo consiste em integrar os alunos aos grupos de pesquisa do IF. De um lado permite-se que o estudante possa decidir suas futuras atividades acadêmicas, culturais e profissionais e, de outro lado, esse contato permite aos grupos de pesquisa atrair estudantes motivados pela atividade cientifica e integrá-los em seus programas.
 
Para melhor usufruir dessa possibilidade, os estudantes devem, já no inicio do curso, procurar entrar em contato com estudantes de anos anteriores ou de pós-graduação, bem como com os professores do IF, para tomar conhecimento das áreas de pesquisa aqui desenvolvidas e das dinâmicas de funcionamento dos vários grupos. Recomenda-se assistir aos colóquios e ao Convite à Física para tomar conhecimento das áreas de pesquisa em física e auxiliar na escolha de uma delas para iniciação científica.
 
Os programas do IC contam com bolsas de estudos de entidades de fomento à pesquisa, como a FAPESP e o CNPq.
 
No 2o semestre de cada ano, o Instituto de Física realiza a Semana da Física do IFUSP, oportunidade impar para os alunos, sobretudo os ingressantes, tomarem conhecimento das pesquisas aqui desenvolvidas, assim como no restante do país.
 
O IF está profundamente comprometido com a formação de seus alunos. Seus professores estão dispostos a atender todos os alunos interessados em programas de IC. Esperamos que os estudantes saibam explorar essa possibilidade, procurando conhecer melhor as atividades do Instituto e aceitando o desafio de um trabalho cientifico criativo, inovador e motivador.