Tecnologia do Vácuo para a Indústria

Estão abertas, até o meio-dia de 20 de julho, as inscrições para a edição de 2018 do curso TECNOLOGIA DO VÁCUO PARA A INDÚSTRIA.

O curso compreenderá aulas teóricas, seminários e atividades práticas. Serão apresentados alguns aspectos da teoria cinética dos gases, necessários para o estudo de sistemas de vácuo, conceitos de velocidade de bombeamento, condutâncias, escoamento de gases nos regimes molecular, viscoso e intermediário. Serão discutidos os mecanismos de operação de medidores de pressão, bombas de vácuo, vazamentos reais e virtuais, componentes, materiais e fontes de gases associadas com seus respectivos modelos, tais como: gás do volume, desorpção térmica, difusão, permeação, vaporização, etc. As aulas teóricas serão complementadas através da realização de experimentos específicos, de suma importância para a interação dos estudantes com sistemas de vácuo, bem como para o aprendizado de tomada de atitudes durante o processo de escoamento de gases nos diferentes regimes.

* As aulas serão ministradas no Instituto de Física da USP às segundas-feiras e quartas-feiras das 19h30min às 22h30min, no período de agosto a novembro.
* O início das aulas está previsto para o dia 06 de agosto de 2018.

...mais informações

Os candidatos selecionados serão informados até dia 27 de julho de 2018 e deverão confirmar a presença no curso. Para a aceitação do candidato no curso é necessária a apresentação de uma carta solicitando sua inscrição, feita pela Empresa ou Instituição do candidato. Serão limitadas as inscrições para no máximo dois participantes por empresa. Para que o participante tenha direito ao certificado de conclusão do curso é necessário o comparecimento em 85% das atividades programadas.

INSCREVA-SE AQUI