Trabalho realizado no IFUSP é a melhor tese de Física Atômica e Molecular de 2021

Premio José Leite LopesTrabalho realizado no IFUSP, sob a orientação da pesquisadora Kaline Coutinho, é escolhida a melhor tese de Física Atômica e Molecular de 2021 e concorre agora ao Prêmio José Leite Lopes, de melhor tese do ano.
---

As Comissões de Área da Sociedade Brasileira de Física divulgaram sua seleção das melhores teses de doutorado defendidas em 2021. Os Prêmios SBF de Tese de Doutorado foram criados com o propósito de estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional nas diferentes áreas da Física.

Tese premiada pela Comissão de Física Atômica e Molecular: Estudo teórico dos complexos polipiridínicos de Ru Aqua/Oxo em solução aquosa”, de autoria do Dr. Leandro Rezende Franco, orientada pela Profª. Kaline Rabelo Coutinho (IF-USP).

A tese foi desenvolvida no período 2016-2020, sendo um trabalho teórico/computacional na área de Física Atômica e Molecular realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa foi desenvolvida no Departamento de Física Geral do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, sob a orientação da Profª. Kaline Coutinho, e versou sobre as propriedades estruturais, eletrônicas e eletroquímicas de um eletrocatalisador a base de Rutênio capaz de catalisar a reação de clivagem da água para a produção de gás oxigênio e hidrogênio, o que é conhecido como fotossíntese artificial. Portanto, é um estudo que corrobora com os esforços mundiais no desenvolvimento de novas tecnologias para a geração de energia limpa e renovável.

Comenta o autor, Leandro Franco: "O desenvolvimento científico na área de fotocatálise para a geração de combustíveis limpos e renováveis tende a crescer nos próximos anos, dado a crescente necessidade de se reduzir o uso de combustíveis fósseis responsáveis pela emissão de CO2 na atmosfera. Os sistemas moleculares a base de Rutênio são pioneiros na realização de fotossíntese artificial em laboratório, mas sua utilização em nível industrial ainda depende de novos avanços. Estudos teóricos como o que foi realizado na tese premiada são essenciais para se obter uma compreensão da Física desses sistemas no nível atomístico, para tão logo desenvolver sistemas mais eficientes, estáveis e que possam efetivamente trazer beneficíos para a sociedade. Em especial, meus agradecimentos vão para a Profª Kaline Coutinho, idealizadora e supervisora do projeto de doutorado que culminou na tese premiada. Em nome de todas as outras pessoas envolvidas no projeto, estendo os agradecimentos ao Prof. Koiti Araki do Lab. Supramolecular Chem. & Nanotech. do Instituto de Química da USP e ao Prof. C. Moyses Araujo do Departamento de Engenharia e Física da Universidade de Karlstad (Suécia). Fora do ambiente acadêmico, sou muito grato ao amor dos meus pais Adinaldo & Iolanda e meu irmão Adinael.

Ressaltamos que o Dr. Leandro também foi o vencedor do "Prêmio Destaque de Artigo de 2021", em premiação da Pós-graduação do IF/USP, com o artigo “Molecular Dynamics Approach to Calculate the Thermodiffusion (Soret and Seebeck) Coefficients of Salts in Aqueous Solutions”**. Nossos parabéns ao pesquisador e muito sucesso em sua trajetória. Ambos os trabalhos podem ser acessados abaixo:

Confira AQUI o resultado oficial e os outros trabalhos eleitos pela Sociedade Brasileira de Física.

Imagem: Divulgação SBF

**L. R. Franco, A. L. Sehnem, A. M. Figueiredo Neto, K. Coutinho, J. Chem. Theo. Comp. 17 (6), 3539-3553 (2021). DOI: 10.1021/acs.jctc.1c00116.