Ensino de Ciências, Sociedade e Diversidade: Novos Caminhos para a Educação Científica

Por: Coordenação editorial da Balburdia

--

Que significado tem pesquisar o Ensino de Ciências hoje? Poderíamos dizer que estamos ainda em uma área de disputa por reconhecimento e relevância ou há, de fato, produções consolidadas nesta área?

Em virtude de um cenário imerso em transformações de ordem social, cultural, tecnológica, política e educacional, admite-se que o Ensino de Ciências se encontra em um ponto de inflexão. Estaria a pesquisa ancorada ainda em reflexões tradicionais ou se encaminha rumo à incorporação das demandas atuais da sociedade?

Congressos como Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e o  Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) têm promovido reflexões acerca de diferentes aspectos que englobam esta área de pesquisa.

Por outro lado, diante de diferentes temas, linhas de pesquisa e mudanças constantes, o conhecimento sobre como ensinar conceitos científicos segue sendo produzido ou esse aspecto foi deslocado por outras abordagens que exploram apenas a relação entre ciência e sociedade?

Desse modo, a edição 9 da Revista Balbúrdia, tem como tema Ensino de Ciências, Sociedade e Diversidade: Novos Caminhos para a Educação Científica, propõe um olhar multifacetado. 

Esta edição busca reflexões críticas sobre os desafios e possibilidades contemporâneas no campo do Ensino de Ciências, como por exemplo: a relação entre conteúdo técnico e contextos sociais nas pesquisas; o impacto das políticas educacionais na prática docente e a diversidade como base para metodologias inovadoras.

Seja você pesquisador(a) acadêmico(a), pós-graduando(a) ou professor(a) da educação básica, sua voz é essencial. Convidamos você a submeter seu Texto de Divulgação Científica, Resenha e/ou Espaço Aberto sobre essas questões. Sua reflexão têm lugar garantido para balburdiar conosco nesta edição.

Submeta seu trabalho e ajude a construir uma Educação Científica mais plural e relevante. Seu artigo pode iluminar novos caminhos!

-> Acesse AQUI a página com instruções de como contribuir.

 

Desenvolvido por IFUSP