Artigo | Typical values statistical analysis for adult chest and abdomen-pelvis CT examinations

Dos autores Paulo Roberto Costa, Jullianna C. O. Castro, Isabella P. F. Nunes, Denise Y. Nersissian, Márcio Y. Sawamura, Hilton Leão Filho e Alessandra Tomal.
Em Radiation Physics and Chemistry, vol. 221, ago 2024, 111669.
Texto do pesquisador Paulo Roberto Costa.
__

O estudo analisou mais de 950 pacientes para entender como a idade e o sexo influenciam a dose de radiação em exames de TC de tórax e abdome-pelve. Os resultados mostraram que a idade tem um impacto maior na dose de radiação em exames de abdome-pelve, enquanto o sexo do paciente pode influenciar a dose em exames de tórax, especialmente em relação ao tamanho do corpo. O estudo também destacou a importância de usar uma ferramenta chamada GAM para garantir que os pacientes recebam a menor dose de radiação possível, sem comprometer a qualidade do exame.

A base de dados utilizada na pesquisa tem como origem trabalhos finais dos programas de residência em Física Médica de duas das co-autoras, já utilizados também em outro trabalho publicado no ano passado (Diagnostic reference level quantities for adult chest and abdomen-pelvis CT examinations: correlation with organ doses), o que evidencia a importância da parceria existente entre o IFUSP e o Instituto de Radiologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP. Além disso, o trabalho contou com a parceria da pesquisadora Alessandra Tomal, do IFGW UNICAMP, que conduziu partes fundamentais do desenvolvimento do modelo estatístico utilizado. Assim, o trabalho também reforça a parceria inter-institucional com outra universidade paulista que também atua na área de Física Médica.

Algo que se destaca no trabalho é a aplicabilidade do modelo proposto para outras bases de dados similares, viabilizando a busca sistemática de fatores críticos que possibilitem a otimização de procedimentos clínicos. Estas aplicações são importantes pois, o que se deseja quando um paciente é submetido a um procedimento de imagens médicas utilizando radiações ionizantes é que se possa obter o melhor diagnóstico possível com a menor quantidade de radiação entregue ao paciente. Contudo, os sistemas de imagens modernos possuem uma quantidade enorme de variáveis técnicas e de processamento de imagens, o que dificulta a atuação dos Físicos Médicos quando se deseja introduzir um novo procedimento ou otimizar um já existente na clinica.

Como perspectivas futuras, os pesquisadores pretendem aplicar métodos semelhantes em outras bases de dados e considerando estratos distintos, como aqueles que consideram as indicações clínicas como um atributo adicional às estratégias de otimização de procedimentos de imagens médicas.