Livro sobre espalhamento e difração de raios-x ganha versão em língua inglesa

Da Assessoria de Comunicação do IFUSP:

Foto: capa do livro (divulgação)

Novo livro do professor Sérgio Morelhão sobre métodos computacionais para cálculo de espalhamento e difração de raios x ganha versão revisada em inglês

Acaba de sair pela Springer a versão em língua inglesa da obra do professor Sérgio Morelhão do Instituto de Física da USP

Foto: Prof. Sérgio Morelhão (IFUSP)

No release de apresentação, a editora inglesa chama atenção para alguns aspectos centrais da obra: o conteúdo da pesquisa é apresentado de forma bem didático partindo de noções básicas de deduções evoluindo gradativamente para conceitos fundamentais sem deixar de lado as demonstrações chave. Ensina, por exemplo, como implementar conceitos teóricos para simulação de espalhamento de Raios-X por diversos materiais numa escala crescente de complexidade. Dá aos leitores um pacote de rotinas computacionais, provendo amplo conhecimento do campo da Física de Raios-X aplicada. Apresenta ainda, exercícios resolvidos em todos os tópicos cobertos, incluindo práticas de rotinas computacionais, além de exercícios e questões de final de capítulo, definições de termos-chave, formulário e resultados destacados. Para aqueles que têm interesse em ampliar os conhecimentos computacionais, o livro ensina como programar em linguagem de alto nível (MatLab).

A versão que saiu publicada em inglês pela Springer pode ser obtida tanto em formato digital como em hardcover:

No link abaixo é possível adquirir os capítulos individualmente:

As rotinas de cálculo estão disponíveis em pdf gratuito. Basta copiar e colar os códigos no editor do MatLab para executá-las. Existe um site de suporte no IFUSP: http://xraybook.if.usp.br/

SOBRE O LIVRO:

Este livro ensina aos usuários como construir uma biblioteca de rotinas para simular espalhamento e difração por praticamente todo tipo de amostra. O principal objetivo do livro é quebrar a grande barreira das dificuldades enfrentadas por iniciantes de diversas áreas (Engenharia, Física, Química, Biologia, Medicina, Ciência dos Materiais, etc) em usar os Raios-X como uma ferramenta de análise em suas pesquisas. Além de conceitos básicos, são disponibilizadas rotinas em Matlab, mostrando como testar e implementar os conceitos. A maior dificuldade em analisar materiais por técnicas de Raios-X é a grande relação de dependência entre essas técnicas e softwares de simulação.
Este livro ensina aos usuários como construir uma biblioteca de rotinas para simular espalhamento e difração por praticamente todo tipo de amostra. Ele disponibiliza ao jovem estudante um conhecimento  adquirido ao longo de 20 anos trabalhando com Raios-X contando com os livros-texto disponíveis. A produção científica mundial está crescendo num nível acelerado, demandando abordagens cada vez mais dinâmicas e sinergias entre diferentes campos do saber. Dominar os fundamentos da Física de Raios-X significa a oportunidade de trabalhar numa infinidade de campos, estudando sistemas em que o conhecimento da organização da matéria a nível atômico é necessário. Desenvolvimentos nas áreas médica e tecnológica tem, como <<viga mestra>>, a viabilidade de análise estrutural oferecida pelos Raios-X. Uma das maiores dificuldades enfrentadas por iniciantes ao usar essa fantástica ferramenta está na análise de dados experimentais. Há apenas alguns casos em que é possível extrair diretamente dos experimentos as informações a respeito da estrutura. O advento das fontes intensas de radiação e o rápido crescimento da nanotecnologia constantemente criam desafios que precisam de soluções que vão além daquela oferecidas pelas técnicas padrão de raios-X. Preparar pesquisas para esse cenário de rápidas e drásticas mudanças requer mais do que apenas ensinar as teorias dos fenômenos físicos. Também requer ensinar como implementá-las de uma maneira simples e eficiente. Nesse livro, conceitos fundamentais na Física de Raios-X são demonstrados através das ferramentas de simulação computacional disponíveis. Usando MatLab, mais de oitenta rotinas são desenvolvidas para solucionar os problemas propostos, a maioria deles podendo ser diretamente utilizada na análise de dados experimentais. Portanto, além de Física de Raios-X, esse livro oferece um curso de prática de programação em uma moderna linguagem de alto nível, com diversas ferramentas gráficas e computacionais.

(Tradução livre do verbete sobre o livro que consta da edição inglesa).

Data Publicação:
quinta-feira, 29 Outubro, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
segunda-feira, 30 Novembro, 2015