Quatro estudantes do Instituto de Física da USP tiveram seus trabalhos reconhecidos na Etapa Internacional do 32º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), realizada nos dias 26 e 27 de março no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP.
O SIICUSP é um evento anual que reúne estudantes de graduação da USP e de instituições parceiras, nacionais e estrangeiras, com o objetivo de divulgar resultados de projetos de pesquisa e fomentar a formação científica de jovens pesquisadores. Apenas cerca de 15% dos trabalhos apresentados na primeira fase, realizada nas unidades da USP, são selecionados para a Etapa Internacional.
Confira abaixo o depoimento dos nossos estudantes premiados.
Trabalho: Pattern Recognition for X-rays Scattering and Diffraction Images
Orientador: Prof. Cristiano Oliveira

"A área de espalhamento de raios X é fascinante por si só, com um legado de 20 Prêmios Nobel que envolvem a área. Tive a oportunidade de conhecer o Prof. Dr. Cristiano de Oliveira, especialista na área de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS), logo no meu primeiro ano do bacharelado em Física. Desde então, desenvolvemos três projetos de iniciação científica com o último, sobre a identificação de padrões em imagens de SAXS, recebendo o atual destaque. Vem sendo um prazer trabalhar junto ao Grupo de Fluidos Complexos (GFCx-USP) ao longo dos últimos 4 anos, sendo introduzido à carreira científica de forma tão envolvente.
Estou dando continuidade aos trabalhos desta minha última iniciação científica, finalizada na graduação, como aluno de doutorado orientado pelo Prof. Cristiano. Agora, além das técnicas computacionais tradicionais, iremos aplicar as tecnologias extremamente atuais de inteligência artificial e aprendizado de máquina para propor métodos robustos e automatizados para SAXS. Só tenho a agradecer ao meu orientador, colegas do GFCx, familiares, meu namorado e amigos pelo apoio contínuo nesta jornada."

Trabalho: Correlation Between Thermoluminescence and Optically Stimulated Luminescence of Rose Quartz
Orientador: Prof. Neilo Trindade
"Participar do SIICUSP 2024 foi um marco muito especial na minha trajetória acadêmica. Ao longo da graduação, tive a oportunidade de realizar três anos de iniciação científica, sob a orientação do Prof. Dr. Neilo Trindade, no Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica, com apoio da FAPESP. Durante esse período, desenvolvi pesquisas com o quartzo rosa, inicialmente focando em termoluminescência (TL) no primeiro ano e, em seguida, em luminescência opticamente estimulada (OSL). Essas técnicas investigam como certos materiais, após serem expostos a radiação ionizante, emitem luz quando aquecidos ou iluminados. No terceiro ano, meu orientador e eu decidimos investigar a correlação entre os sinais TL e OSL, o que resultou no trabalho apresentado no SIICUSP 2024 e também na elaboração de um artigo científico. Esse projeto foi fruto de muito empenho e aprendizado. Além disso, com o apoio da FAPESP e do IFUSP, participei de diversos congressos, e tive a oportunidade de realizar um estágio de pesquisa no exterior (BEPE), na África do Sul, onde aprofundei meus conhecimentos em luminescência e tive contato com pesquisadores de diferentes partes do mundo. Essa vivência foi essencial para minha formação, não apenas técnica, mas também pessoal, e contribuiu diretamente para minha aprovação no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologia dos Matérias da UNESP, em 2025. Agora, sigo pesquisando na área de luminescência, com foco em amostras simulantes da Lua, e estou muito empolgada com os próximos desafios que virão."
Trabalho: Forecast for the BINGO Radio Telescope from the Perspective of Interacting Dark Energy and Dark Matter
Orientador: Prof. Elcio Abdalla
"Minha iniciação científica é uma oportunidade incrível de crescimento acadêmico e pessoal. Eu faço pesquisa há três anos, e meu projeto atual, iniciado no final de 2023, é fruto desse tempo de dedicação aos estudos. Escolhi trabalhar com o BINGO por ser um projeto com potencial de gerar contribuições relevantes para cosmologia e radioastronomia. O tema do meu trabalho surgiu a partir de discussões com meu orientador e outros pesquisadores do grupo, que me apresentaram a ideia de investigar modelos de interação entre energia escura e matéria escura, usando dados simulados do radiotelescópio.
Agradeço ao meu orientador Elcio Abdalla pelo apoio constante, à equipe do projeto BINGO pela colaboração ao longo do caminho, principalmente ao prof. Filipe Abdalla, ao Dr. Alessandro Marins e aos mestres Gabriel Hoerning e Pablo Motta; e por último, mas não menos importante, agradeço à FAPESP, que me permite fazer o que amo. Essa experiência reforçou meu interesse em pesquisa e me motivou a seguir na área acadêmica, com perspectiva de continuidade no mestrado. Durante esse tempo de IC, pude entender melhor como funciona a dinâmica de um grupo de pesquisa, aprofundar meus conhecimentos em física e programação, além de desenvolver mais autonomia e me inspirar na dedicação de outros pesquisadores. Fazer ciência é transformar curiosidade em conhecimento, e ser parte disso é muito gratificante."
Trabalho: Development of Anthropomorphic Phantom Objects for Applications in Diagnostic Imaging of the Chest and Abdomen
Orientador: Prof. Paulo Roberto Costa

"A importância de escolher bem o seu orientador é inquestionável, já que você estará dedicando meses — ou até anos — da sua vida trabalhando ao lado dele. De forma estratégica, estar cercado de pessoas capazes de te ensinar a estruturar boas perguntas e buscar respostas é algo enriquecedor e de valor inestimável para a sua carreira. Meu vínculo com o professor Paulo Costa surgiu de forma inesperada, ainda no 2° semestre da graduação em Física Médica, por meio da divulgação de uma oportunidade no Grupo de Dosimetria em Radiações e Física Médica (GDRFM). De imediato, reconheci a relevância do projeto e abracei a causa. Particularmente, o tema despertou meu interesse, sobretudo pela motivação de contribuir para o aperfeiçoamento de protocolos de produção de imagem na área médica — visando ao diagnóstico precoce de doenças como o câncer e à redução da dose absorvida pelo paciente. Infelizmente, perdi minha mãe para o câncer, e um dos grandes entraves no tratamento foi justamente a ineficiência do diagnóstico por imagem. Por isso, nosso objetivo é fazer com que menos pessoas percam suas vidas devido a limitações técnicas ainda existentes.
Desde o início, venho sendo orientado por pessoas extremamente competentes — reconhecidas internacionalmente — e tenho certeza de que, graças à qualidade das orientações e sugestões recebidas, pude me desenvolver tanto no âmbito pessoal quanto profissional. A iniciação científica me colocou frente a desafios que, ao serem superados, revelaram capacidades que eu mesmo desconhecia — muitas vezes porque a única saída era enfrentar. Em dois anos e meio de parceria, o grupo do professor Paulo Costa tem se dedicado intensamente ao desenvolvimento de phantoms antropomórficos, entre outros projetos paralelos, sempre com um nível de qualidade e entrega instigantes. A premiação com Menção Honrosa no 32° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (32° SIICUSP) é apenas a face visível de um aprendizado muito mais profundo. Sou grato pela dedicação de cada pessoa envolvida no projeto. Entretanto, mais do que as técnicas aprendidas ou os prêmios conquistados, levo comigo a certeza de que estar cercado pelas pessoas certas é o que transforma desafios em oportunidades únicas."
Parabéns a nossos estudantes e orientadores!