Inscrições abertas para o 11º Encontro USP-ESCOLA

Da Assessoria de Comunicação do IFUSP:

11º Encontro USP-ESCOLA

Foto: palestra de abertura do 10º Encontro com o Prof. Ítalo Dutra (MEC)

O 11º Encontro USP-Escola será realizado de 11 a 15 de janeiro e as inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de novembro (ou enquanto houver vagas) no site da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP: http://portal.if.usp.br/extensao

Desde o início, quando os cursos ainda eram circunscritos apenas à física, esse projeto inovador no campo da formação e atualização de professores já se diferenciava pela proposta de organização. A horizontalidade na relação com os professores foi estabelecida desde o princípio e todas as atividades preparatórias aos encontros são discutidas em reuniões mensais do Grupo de Trabalho constituído para atuar juntamente com a coordenação da universidade na escolha da temática das palestras, dos cursos, oficinas e aulas que serão ministradas nos laboratórios.

O diagnóstico das necessidades de formação, perfil do público e avaliação dos Encontros também são feitos pelo GT USP Escola, através de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas durante as atividades.

Para essa próxima edição, uma novidade é que os educativos dos museus da USP e do Instituto Butantan prepararam um curso conjunto que visa possibilitar a interação dos professores com esses espaços não-formais de educação. Haverá também cursos sobre educação inclusiva; um deles abordará as propostas que estão em discussão sobre o ensino de ciências para surdos e como colocá-las em prática e, o outro, tem como propósito discutir o papel que a escola pública ocupa em tempos de retração de direitos, para tanto, o curso pretende refletir os limites e as possibilidades de atuação da escola e como fica a divisão de papéis entre ela, a família, a comunidade e as outras políticas setoriais.

Os cursos oferecidos são os seguintes:

(I)             Ciências (química, física, biologia e matemática) com surdos: como elaborar propostas para um ensino bilíngue;

(II)            Como explorar as propostas curriculares do ensino de física através de experimentos simples.

(III)           Contemporâneo e moderno: experimentando o MAC-USP;

(IV)          Educação midiática e práticas educomunicativas;

(V)           Eletroquímica: fundamentos e aplicações;

(VI)          Espaços de educação não-formal: limitação e desafios;

(VII)         Experimentos de física;

(VIII)        Fazendo o aluno pensar sobre a química: atividades de ensino visando a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem mais alta;

(IX)          História e filosofia da astronomia: conceitos e estratégias para seu ensino;

(X)           Indicações para diálogo em sala de aula sobre geografia humana;

(XI)          Introdução à física de partículas;

(XII)         O lugar da escola pública em tempos de retração de direitos: responsabilidades e articulação em redes de proteção;

(XIII)        Uso de tecnologias digitais em ensino interativo e participativo em ciências naturais;

Ao longo dos anos, estima-se que os Encontros USP-Escola tenham impactado diretamente mais de 6000 professores e anualmente por volta de 240 mil alunos das escolas onde os docentes lecionam, levando-se em consideração a carga horária média e o número de alunos que eles têm por turma.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do IFUSP

11 – 3091-6965 – e-mail: noticias@if.usp.br

Data Publicação:
quinta-feira, 29 Outubro, 2015
Data de Término da Publicação da Notícia:
segunda-feira, 30 Novembro, 2015