Ações educativas em espaços de educação não-formal

Da Assessoria de Comunicação do IFUSP:

Ações educativas em espaços de educação não-formal

No último Encontro USP-Escola, realizado de 11 a 15 de janeiro, um curso conjunto oferecido por espaços educativos da USP e do Instituto Butantan chamou bastante a atenção dos participantes e fez muito sucesso.

O objetivo da formação proposta pela Estação Biologia, MAC, Museu da Veterinária, Museu de Arqueologia e Etnologia, pelo Instituto Butantan e o Projeto Arte & Ciência no Parque, do Instituto de Física, foi de fornecer subsídios aos professores para preparem suas ações educativas em espaços não-formais de educação tomando como base a compreensão das especificidades desses locais e ajudando a promover a articulação dessas atividades com os projetos pedagógicos das escolas.

Uma pergunta inicial que foi feita aos participantes durante a apresentação do curso despertou para o que seria amplamente discutido nos dias seguintes: como o professor se planeja e prepara a sua turma para uma visita educativa nos espaços não-formais? Para o Prof. Mikiya Muramatsu, coordenador do projeto Arte & Ciência e um dos ministrantes, “a resposta a essa pergunta pode estar tanto na escolha do problema ou do tema gerador pelo professor, quanto no planejamento proposto pela escola, porém, uma questão importante e que faz toda a diferença nas visitas é o planejamento prévio do roteiro e, para tanto, os espaços educativos podem auxiliar os professores nesse sentido”.

A ideia que esteve presente durante o curso foi que esses espaços educativos estão muito empenhados em auxiliar as escolas e os docentes na preparação das visitas e, para tanto, além das orientações que já são normalmente oferecidas aos visitantes, os responsáveis pelo curso prepararam alguns vídeos e apresentações que estão reunidos numa pasta do google drive, no link abaixo:

Data Publicação:
sexta-feira, 12 Fevereiro, 2016
Data de Término da Publicação da Notícia:
segunda-feira, 29 Fevereiro, 2016