Cursos gratuitos para professores da educação básica

Cursos de Extensão Universitária gratuitos para professores da educação básica

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) está com inscrições abertas para dois cursos extracurriculares, semipresenciais, voltados para professores da educação básica interessados em astronomia.

O Instituto de Física e o Instituto de Astronomia e Geofísica da USP estão oferecendo dois cursos gratuitos de extensão universitária certificados pela USP e reconhecidos pela CENP (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo).

As inscrições estarão abertas até o dia 11.03.2016.

Esses cursos serão oferecidos no formato semipresencial. Os docentes deverão dedicar pelo menos 10 horas semanais para acessar o ambiente AVA; interagir via fórum e chat de discussões; ler o roteiro da semana; assistir aos vídeos e baixar os textos. Além disso, os docentes deverão reservar tempo para estudo do material fornecido e realizar as atividades experimentais, observações empíricas e outras atividades. Haverá encontros presenciais, desenvolvidos aos sábados no campus da USP, na Cidade Universitária (SP).

Conteúdos dos cursos, público-alvo, carga horária, vagas, período de realização e local:

SISTEMA SOLAR: voltado para professores da educação básica (EF e EM).

Conteúdo: Dinâmica Terra-Lua-Sol; astronomia de posição; características e métodos de investigação dos objetos astronômicos do Sistema Solar (130 horas) – Vagas: 60 - Período de realização: março a julho – Local: IF-USP

ASTROFÍSICA: voltado para professores da educação básica (EF e EM), especialmente, de Ciências Naturais, Física e Matemática.

Conteúdo: Estrelas e evolução estelar; Galáxias; Cosmologia; Astrobiologia e também os conteúdos relacionados ao curso do sistema solar (240 horas) – Vagas: 60 – Período de realização: março a outubro – Local: IF-USP

Objetivos:

Estabelecimento de conexões dos cursos com as práticas em sala de aula; discussões de natureza epistemológica e pedagógica, bem como de temas transversais aos conteúdos específicos.

Recursos didático-pedagógicos que serão utilizados:

Roteiros interativos, videoaulas, textos de aprofundamentos em astronomia, interações contínuas com os tutores e colegas, atividades de observação e experimentação, animações e simulações computacionais, entre outros.

Informações e documentos necessários:

Inscrições pelo link: www.if.usp.br/extensao, até 11 de março de 2016. O curso é gratuito. Documentos necessários: RG, CPF, Diploma de Ensino Superior, Comprovante de docência, Formulário do curso preenchido, carta de declaração de interesse e disponibilidade. Em caso de dúvidas, escreva para o email: incta.ead@iag.usp.br. Para contato com a coordenação do curso escreva para a Profa. Dra. Anne Scarinci, através do email: anne@if.usp.br

Data Publicação:
quarta-feira, 2 Março, 2016
Data de Término da Publicação da Notícia:
sexta-feira, 11 Março, 2016