3 chamadas da FAPESP encerram as inscrições em março

Prazos de três chamadas de propostas encerram na segunda quinzena de março

07 de março de 2016

Agência FAPESP – Três chamadas de propostas de pesquisa lançadas pela FAPESP terão seus prazos de submissão encerrados na segunda quinzena do mês de março.

Os interessados têm até o dia 18 para submeter projetos à chamada com a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS); até o dia 21 para participar da segunda chamada do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience; e até o dia 31 para enviar pré-propostas ao BIOTA Educação, uma iniciativa do Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA).

A chamada anunciada com a JSPS visa apoiar a realização de workshops conjuntos a fim de promover a colaboração entre pesquisadores do Japão e do Estado de São Paulo.

Dois workshops serão selecionados, com duração de três dias consecutivos e em qualquer área do conhecimento, a serem realizados no Japão ou no Estado de São Paulo. FAPESP e JSPS contribuirão, cada uma, com o equivalente a US$ 80,000 (em reais e ienes) por workshop.

Cada proposta deve ter um coordenador do lado japonês e um coordenador do Estado de São Paulo. O coordenador de São Paulo deve ocupar posição de tempo integral ou equivalente como pesquisador em uma instituição de Ensino Superior e/ou de pesquisa no Estado e deve satisfazer os critérios de elegibilidade do Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático.

O coordenador no Japão deve ocupar posição de tempo integral ou equivalente como pesquisador em uma universidade ou instituição de pesquisa que seja elegível a receber Grants-in-Aid for Scientific Research (Kakenhi).

A chamada de propostas está publicada (em inglês) em www.fapesp.br/call/jsps/2016.

Já a chamada do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience tem o objetivo de explorar como avanços de pesquisa em Computação podem ajudar a vencer desafios científicos e tecnológicos em outros domínios, e vice-versa.

A chamada está aberta a pesquisadores associados a instituições de Ensino Superior ou de pesquisa no Estado de São Paulo.

Os tópicos relevantes são:

– Algoritmos, modelos e interfaces humano-computador em eScience, incluindo: Modelos matemáticos; Ciência de dados; Planejamento de dados e ciberinfraestrutura para os programas BIOTA, BIOEN e Mudanças Climáticas Globais, da FAPESP; Processamento de sinais; Repositórios digitais e gerenciamento de dados; e Abordagens em escalas extremas.

– Ciberinfraestrutura para apoiar pesquisa em eScience, incluindo: Novos hardwares; Novos usos de ciberinfraestrutura;Software, serviços, protocolos e ferramentas de pesquisa.

– Áreas de aplicação de eScience, incluindo: Ciências Agrárias; Ciências Sociais, Artes e Ciências Humanas; Engenharias e Ciências Exatas; Bioinformática, Biologia e Saúde; Ciências climáticas e da Terra; Práticas e educação em eScience.

Entretanto, a chamada não está restrita a esses tópicos e temas adicionais que se encaixem nas áreas da eScience são bem-vindos.

O total de recursos disponível é de R$ 4 milhões e a chamada de propostas está publicada em www.fapesp.br/escience/call2015.

A chamada BIOTA-FAPESP: Educação objetiva apoiar projetos de estudos e pesquisas relacionados aos diferentes níveis e modalidades da educação e da comunicação, de forma articulada aos interesses do programa.

Além do avanço do conhecimento fundamental e aplicado sobre a caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo, o programa contribui significativamente para a formação de recursos humanos altamente qualificados em pesquisa e desenvolvimento nessas áreas.

Nesse sentido, o foco da chamada de propostas inclui:

– Pesquisa sobre implicações da multiplicidade de sentidos do termo biodiversidade no campo da educação para a formação do cidadão;

– Pesquisa sobre a relação entre a mudança de paradigma na pesquisa em biodiversidade e as potencialidades para alterações na biologia escolar e nos processos de ensino e aprendizagem;

– Pesquisa sobre a função científica e histórica dos processos, métodos e teorias de produção de conhecimento em taxonomia e sistemática e suas ressignificações/apropriações/conexões para educação;

– Pesquisa sobre as implicações sociais, éticas e culturais das exposições e demais artefatos de comunicação científica e funcionamento de museus e as mídias que tematizam biodiversidade;

– Pesquisa articulada às ações educativas em museus e demais espaços de comunicação científica, na temática da biodiversidade.

– Pesquisa que resulte em material didático sobre biodiversidade adequado para os ensinos Fundamental e Médio.

As propostas podem ser apresentadas nas linhas de fomento Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou Programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes.

A chamada de propostas está publicada em www.fapesp.br/9823

Fonte: Agência FAPESP