Oportunidade: bolsa de pós-doutorado da FAPESP

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um CEPID financiado pela Fapesp sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferece uma vaga de pós-doutoramento na área de Modelagem Matemática Aplicada à Indústria e Matemática Computacional.

A bolsa tem vigência de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. O candidato selecionado participará de um esforço de colaboração que está sendo desenvolvido por uma equipe brasileira, liderada pelo professor Tiago Pereira, e por uma equipe inglesa, liderada pelo professor Jeroen Lamb, do Imperial College London.

O projeto “Efeito de mudanças estruturais no funcionamento de redes complexas” visa entender como as modificações na estrutura de uma rede podem afetar seu funcionamento.

“Usando a sincronização como um paradigma da função de rede, buscamos compreender como o comportamento coletivo espontâneo pode ser destruído ou reforçado por mudanças estruturais. Resultados recentes sugerem que certas modificações podem conduzir à perda de sincronização, apesar do fato de elas melhorarem as propriedades estruturais da rede”, disse Pereira.

“Este projeto desenvolve uma teoria matemática para esse fenômeno e divide-se em dois objetivos de dificuldade crescente: 1) classificação de estruturas e links que levam à perda de sincronização; e 2) efeitos dos atrasos temporais na estrutura de acoplamento. Vamos aplicar os nossos resultados teóricos para experimentos que envolvam lasers”, disse.

É necessário que o candidato tenha doutorado em Matemática Aplicada, Engenharia ou área relacionada, juntamente com sólida formação em Sistemas Dinâmicos, em particular em teoria de estabilidade e sincronização. Candidatos com habilidades comprovadas na realização de investigação científica independente e em programação para ambientes de computação de alto desempenho serão preferidos.

Os candidatos interessados devem enviar curriculum vitae e duas cartas de recomendação escritas por professores universitários, em formato PDF, para o e-mail tiago@icmc.usp.br, até 20 de maio de 2016.

Mais informações sobre a vaga: fapesp.br/oportunidades/1123.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá pós-doutorado da Fapesp no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a bolsa de pós-doutorado da Fapesp estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site Fapesp-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência Fapesp