Prêmio Jovens Pesquisadores

Prêmio Jovens Pesquisadores estimula a inovação em TI para conservação da biodiversidade

Estudantes de mestrado ou doutorado têm até 10 de julho para se inscrever no Prêmio Jovens Pesquisadores, uma iniciativa da Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês) para incentivar a inovação científica em tecnologia da informação para biodiversidade. Serão premiados dois projetos em todo o mundo: um de mestrado e outro de doutorado. Cada vencedor receberá 4 mil euros. 

A seleção dos projetos será feita pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O projeto, que deve ser redigido em inglês, será avaliado pelos seguintes critérios: originalidade e inovação; uso e relevância estratégica para a GBIF; e mensurabilidade e impacto no avanço da informática para a biodiversidade e/ou a conservação da diversidade biológica. 

O anúncio do prêmio será feito pelo GBIF em outubro, em Brasília, durante o 23º Congresso de Governança, que será realizado pela primeira vez no Brasil.

Os projetos de pesquisa devem ser encaminhados para o SiBBR/MCTIC pelo e-mail: sibbr@sibbr.gov.br.

Clique aqui para mais informações. 

SiBBr

Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é o primeiro passo para o Brasil consolidar uma sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade. 

Trata-se de uma plataforma online que pretende reunir a maior quantidade de dados e informações existentes sobre a biodiversidade do Brasil. Seu objetivo é apoiar a produção científica e processos de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira.

Fonte: MCTIC

 

Desenvolvido por IFUSP