Canal de vídeo Física Universitária é destaque no Jornal da USP

Videoaulas da USP levam conceitos da física para o público

Vídeos contemplam explicações de termodinâmica a física quântica com aulas teóricas, exercícios e experimentos

Jornal da USP

Física quântica, estrutura da matéria, eletromagnetismo e mecânica dos fluidos. Quem tem interesse em compreender melhor estes conceitos e outros tópicos importantes da física agora tem acesso ao canal de vídeos Física Universitária, uma iniciativa de professores e pesquisadores do Instituto de Física (IF) da USP.

Coordenado pelo professor Gil da Costa Marques, o canal já conta com quase mil vídeos. São aulas que dão a alunos, professores e o público interessado no conhecimento científico a oportunidade de acessar problemas complexos da física de uma forma mais simples. Em frente a uma lousa, o professor ilustra as explicações com esquemas e fórmulas em vídeos com duração de dez a 30 minutos. O canal conta com aulas teóricas, exercícios e vídeos de experiências com demonstrações, que são separados por tema na página inicial.

Segundo Marques, responsável pela iniciativa, “o propósito do canal no YouTube é disponibilizar conteúdos de alta qualidade para a educação científica e informações mais recentes sobre o ensino de física para estudantes universitários e professores que buscam atualização dos conhecimentos. Os planos futuros para a plataforma envolvem expandir a oferta de conteúdos para um público mais geral, porém, o principal objetivo foi alcançado, que é o de aproximar cada vez mais a universidade pública, gratuita e de alta qualidade, da sociedade que a financia através dos impostos”.

Leia a matéria completa no link: