A história da USP e a contratação de seus primeiros docentes

Conferência:

A história da Universidade de São Paulo e a contratação de seus primeiros docentes – contextualizando documentos

O Arquivo Público do Estado de São Paulo e o Arquivo Geral da USP promove Conferência sobre aspectos importantes da formação da Universidade de São Paulo, a partir de documentos que registram a contratação de ilustres intelectuais desde a década de 1930, como Fernand Paul Achille Braudel, Claude Levi-Strauss, Pierre Monbeig entre outros.

O evento será marcado por testemunhos de conceituados alunos e professores da USP, e acontece no dia 29 de setembro de 2016, das 14h às 18h, no auditório do APESP.

A “redescoberta” de livros de contratos de trabalho de antigos professores, assistentes e técnicos científicos da então recém-criada Universidade de São Paulo reflete a importância do papel dos arquivos, para fins de prova e produção da memória institucional e de indivíduos.

Programação:

14h Abertura Solene

14h30 Marcelo Thadeu Quintanilha Martins - Diretor Técnico do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

14h45 Lílian Miranda Bezerra - Supervisora Técnica de Gestão Documental do Arquivo Geral da USP.

Mesa - O alvorecer da Universidade de São Paulo: memórias de ex-alunos

15h Prof.ª Dra. Anita Novinsky - Livre-docente e professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

15h40 Prof. Dr. Setembrino Petri - Professor titular e professor emérito do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

16h20 Considerações da mediadora - Prof.ª Neuza Guerreiro de Carvalho – Professora do Ensino Fundamental.

Palestra - Entre arquivos e memórias: a história da Universidade de São Paulo

16h40 Prof.ª Dra. Ana Maria de Almeida Camargo - Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

17h30 Perguntas

18h00 Encerramento