Portinari analisado por metodologias físicas

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

Análises científicas permitem desvendar patrimônios culturais e auxiliam o restauro e preservação de objetos de arte

“Portinari analisado por metodologias físicas”

As análises científicas realizadas por metodologias físicas e químicas em objetos de arte e do patrimônio histórico cultural são de interesse para restauradores, conservadores, arqueólogos, historiadores, etc., pois permitem obter informações sobre o processo de manufatura e sobre o estado de conservação da obra. No caso de estudos de pinturas, as análises científicas permitem determinar a composição química dos elementos presentes nos diferentes pigmentos e identificar possíveis retoques e/ou intervenções realizadas durante a produção da obra ou posteriormente. Estas pesquisas podem fornecer dados importantes para a identificação do período histórico da obra, auxiliar na identificação de falsificações e podem ajudar na avaliação de tratamentos para o processo de conservação e restauro dos objetos.

Os pesquisadores do grupo de arqueometria do IFUSP, sob a coordenação da Profa. Márcia Rizzutto, têm trabalhado com técnicas de análise para estudo e caracterização de diferentes obras dos acervos dos museus da USP e de São Paulo. Em particular o grupo tem estudado a obra do artista Cândido Portinari (1903-1962). Portinari é considerado um dos mais famosos pintores brasileiros e tem quase cinco mil obras, incluindo pequenos desenhos em grafite, pinturas a óleo de diferentes tamanhos e temas, bem como murais gigantes, como o conhecido trabalho Guerra e Paz, presente do governo brasileiro em 1956 para a sede das Nações Unidas (ONU).

A utilização de metodologias não destrutivas, onde não há coleta de amostras, apresenta-se como muito adequada aos estudos do patrimônio cultural, pois deste modo pode-se evitar qualquer dano ou alteração, mantendo assim a integridade do objeto. Várias técnicas estão sendo utilizadas para caracterização e estudos dos objetos do patrimônio cultural, possuindo um conjunto de metodologias muito grande que abrangem quase todo o espectro eletromagnético que vão desde as análises com radiação gama, raios x passando pelo espectro ótico visível e regiões do ultravioleta e infravermelho. Todas estas são técnicas poderosas que permitem obter informações valiosas sobre a composição elementar e composicional, bem como estado de conservação e processos criativos de artistas como Cândido Portinari.

SERVIÇO:

Departamento Física Nuclear – Instituto de Física da USP.

Grupo de Arqueometria

Márcia A. Rizzutto, J. F. Curado, P.H.O.V. Campos, E.K. Mori, E. A. M. Kajiya e NAP-FAEPAH colaboradores.

Contato:

rizzutto@if.usp.br

Telefones:

3091-6824/7102

Data Publicação:
quarta-feira, 28 Setembro, 2016
Data de Término da Publicação da Notícia:
segunda-feira, 31 Outubro, 2016