Workshop sobre criotécnicas em microscopia eletrônica na UFMG

Estão abertas, até o dia 20 de outubro, as inscrições para o Workshop on Cryotechniques for Electron Microscopy. O evento abordará, em palestras e sessões práticas, o preparo e a análise de amostras congeladas em microscopia eletrônica e acontecerá no campus Pampulha UFMG, de 24 a 28 de outubro. As inscrições, gratuitas e abertas a interessados do Brasil e do exterior, podem ser feitas em http://bit.ly/2e1uJwa

“Estamos trazendo pesquisadores com expertise na área, para ensinar não apenas os protocolos de preparação de amostras, mas também as especificidades de operação de cada equipamento e os cuidados na observação de imagens”, explica a professora Elizabeth Ribeiro, coordenadora da Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais (RMic), que promove o evento.

Professora do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Elizabeth Ribeiro explica que as criotécnicas são utilizadas tanto na área de ciências da vida quanto na de ciência de materiais, nos casos em que o congelamento de amostras é necessário para a preservação e estabilização da estrutura e  sua visualização adequada no microscópio eletrônico. “Trabalhar com amostra congelada é muito diferente de lidar com amostra em temperatura ambiente”, enfatiza.

No evento, as criotécnicas serão abordadas por sete pesquisadores – Bruno Humbel (Suíça), Danièle Spenhner (França), Jani Seitsonen (Finlândia), Jeanne Ayache (França), Roland Fleck (Reino Unido) e os brasileiros Kildare Miranda (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Rodrigo Portugal (Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais).

As palestras serão realizadas no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e as sessões práticas (hands-on) no Centro de Microscopia da UFMG (http://bit.ly/2cPDNEi). O Centro possui equipamentos multiusuários para as técnicas a serem abordadas, tais como o sistema de congelamento por alta pressão (HPF), sistema de criossubstituição, sistema para criofratura e crioultramicrótomo. O Centro está se programando para adquirir, em breve, acessórios que permitem transformar o microscópio eletrônico de transmissão em um criomicroscópio.

Público amplo

O curso é aberto a docentes, servidores técnicos e alunos de graduação e de pós-graduação de quaisquer instituições brasileiras e do exterior, de todas as áreas do conhecimento, interessados em criotécnicas para microscopia eletrônica.

Para as sessões práticas (hands-on) haverá seleção, com base em dados fornecidos pelos inscritos sobre sua experiência em microscopia eletrônica. “Geralmente, quem quer aprender a operar o equipamento já tem um projeto de pesquisa e uma pergunta a ser respondida com o uso de criotécnicas", pondera Elizabeth Ribeiro.

“A inscrição para o workshop é gratuita exatamente porque a Rede tem como missão difundir a microscopia e a microanálise no estado e no país e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica", diz a professora. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a RMic reúne 11 instituições.

A comissão organizadora inclui os professores Wagner Rodrigues e Gregory Kitten, diretor e vice-diretor do Centro de Microscopia da UFMG, respectivamente.

Fonte da notíciaAgência de Notícias UFMG