Prêmio Tese Destaque USP 2016

No último dia 28 de setembro, ocorreu a cerimônia de entrega dos prêmios e menções honrosas da edição 2016 do Prêmio Tese Destaque USP.

Foram premiadas nove teses, em cada uma das grandes áreas do conhecimento definidas pela CAPES, além de 16 menções honrosas. Os contemplados com os prêmios fizeram breves exposições dos seus trabalhos e foi muito gratificante constatar o altíssimo nível apresentado. Gostaria de destacar que duas características sobressaíram: forte inserção internacional dos trabalhos e/ou caráter multi- ou inter-disciplinar. Chamou minha atenção o caráter internacional de trabalhos de ciências humanas, como uma tese em história acerca de defesas de escravagismo nos séculos XVII e XVIII nos EUA, Cuba e Brasil; também chamou atenção a tese vencedora na área de letras, voltada ao trabalho de Marcel Proust como jornalista, novamente com grande apelo na comunidade francófona (e francófila). A autora da tese premiada na área de saúde, Dra. Marcela Charantola Rodrigues, da Faculdade de Odontologia, fez questão de ressaltar a colaboração que teve de docentes de outras unidades, em especial o Prof. Giancarlo Espósito de Souza Brito, do IFUSP. Também foi interessante notar que, nesse processo de reconhecimento da excelência, das nove teses escolhidas para receberem o prêmio, quatro eram de autoria de mulheres. Não houve qualquer orientação para diferenciar candidaturas por gênero e as comissões avaliadoras de áreas diferentes fizeram seus trabalhos de modo completamente independente, sem contato entre si. O alto nível dessas teses é motivo de orgulho para nossa universidade e deve servir de estímulo para que nossos pós-graduandos busquem continuamente a excelência em suas atividades.

Autor do texto: Professor Doutor Paulo A. Nussenzveig - Docente do Departamento de Física Experimental e Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IFUSP

Fonte da notícia: BIFUSP nº. 29 - 07/10/2016