Game ajuda jovens na busca pelo primeiro emprego

Game ajuda na inserção de jovens no mercado de trabalho

Oferecida gratuitamente, a ferramenta ajuda a preparar os jovens que busca a primeira oportunidade profissional. O game ficará hospedado no portal Brasil Mais TI, uma iniciativa do MCTIC voltada para estudantes interessados na área de tecnologia.

Por Ascom do MCTIC

Publicação: 18/10/2016 | 18:25

Última modificação: 18/10/2016 | 18:27

Um game online, oferecido gratuitamente, vai ajudar a preparar os jovens que buscam sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. A ferramenta lançada nesta terça-feira (18), em São Paulo (SP), foi desenvolvida pela Accenture, com apoio da Softex e das organizações Junior Achievement, Rede Cidadã e Ser+. O game ficará hospedado no portal Brasil Mais TI, financiado pelos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Educação (MEC). Durante o lançamento, foi assinada uma carta de intenções entre as instituições parceiras para divulgar o projeto.

Em formato de jogo, o Go2Job oferece informações sobre a preparação do currículo e dicas de organização do tempo, simula entrevistas e orienta sobre o primeiro dia de trabalho, incluindo a roupa mais adequada para o ambiente de trabalho.

O diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações do MCTIC, José Gontijo, destaca que iniciativas como o Go2Job ajudam a suprir a carência por mão de obra especializada na área de tecnologia da informação no Brasil. "É um setor que, mesmo na crise, vem crescendo acima da média e não pode desacelerar."

Ele acrescenta que a formação de recursos humanos é essencial para que o país mantenha a liderança no setor de TI e se prepare para demandas futuras. "Se a gente não fizer nada, em 2020 vamos ter um déficit de 200 mil profissionais de TI."

O game ficará disponível na plataforma Brasil Mais TI, que já conta com mais de 260 mil estudantes cadastrados. O portal é coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela área de tecnologia. Acessado em mais de 90 países, é um projeto inovador que atua em três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidade.

Preparação

Segundo o presidente da Accenture para o Brasil e a América Latina, Leonardo Framil, a empresa está preparando os novos talentos da era digital. "Estamos muito satisfeitos com a assinatura desta carta de intenções. O objetivo é auxiliar na preparação de nossos jovens para a entrada num mercado de trabalho que será cada vez mais digital nos próximos anos e nada melhor que iniciar este diálogo com o mundo corporativo por meio de um jogo, que conversa com a linguagem dos jovens."

Para a diretora-superintendente da Junior Achievement Brasil, Bety Tichauer, o game vai contribuir para que os estudantes complementem seu aprendizado de maneira lúdica e divertida e cheguem mais preparados ao mercado de trabalho. "Esse game estará disponível aos mais de 400 jovens que participam dos nossos programas de educação, ao ano, no Brasil."

Fonte da notícia: MCTIC