Edital da Capes incentiva vinda de docentes estrangeiros à USP

Incentivar a inserção de recursos humanos internacionais qualificados na USP, em todas as áreas do conhecimento, para o desenvolvimento técnico e científico. É este o objetivo de um edital lançado nesta quarta-feira, 19 de outubro.

O edital prevê a a concessão de 15 bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a pesquisadores de todo o mundo. Ao final da vigência das bolsas, que têm duração de até trinta meses, a USP se compromete a abrir vagas nas respectivas áreas de atuação dos bolsistas, possibilitando sua absorção como docentes da Universidade.

Podem concorrer ao edital pesquisadores brasileiros ou estrangeiros que estejam no exterior e que sejam indicados por um Departamento ou Instituto da USP. O candidato deve ter demonstrado produção acadêmica relevante e compatível com os pesquisadores orientadores dos programas de pós-graduação da USP. As inscrições encerram-se dia 31 de janeiro de 2017.

O edital está disponível em português e em inglês.

O propósito é estimular o ambiente acadêmico internacional da Universidade; a execução de projetos de pesquisa inovadores; o ensino, a produção de pesquisa científica e tecnológica da USP; além de incentivar o fortalecimento e ampliação das ações de pesquisa dos programas de pós-graduação da Universidade.

A matéria completa está no link abaixo: