Aluno do IFUSP é premiado em evento no ICTP-SAIFR

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

Entrepreneurship Workshop for Scientists and Engineers

O Workshop de Empreendedorismo para Cientistas e Engenheiros realizado no Instituto de Física Teórica da Unesp, no período de 17 a 21 de outubro, contou com a participação ativa de Luan Delarion, aluno do último ano do Bacharelado em Física da USP e membro da empresa júnior do IFUSP.

Durante o Workshop foi realizada uma competição entre os participantes sobre a criação de modelos de negócios e o desafio proposto foi criar, a partir de uma ideia científica, um produto viável comercialmente.

A equipe de Luan, composta em sua maioria por docentes de vários países, alcançou o primeiro lugar com a ideia de criar um produto chamado B-safeTech, que consiste num dispositivo que impede os motoristas de usar o celular enquanto dirigem, causa essa responsável por 25% dos acidentes de trânsito nos Estados Unidos, segundo pesquisas realizadas recentemente naquele país. O bloqueador de sinal dos celulares nos carros já existe, porém, a inovação proposta visava justamente isolar apenas o sinal do motorista.

O foco da apresentação não estava somente no desenvolvimento da tecnologia, mas sim, na criação de ferramentas que possibilitassem a viabilização de uma startup, tais como: modelos de negócio, finanças, marketing e gestão de pessoas.

O próximo Workshop será no México em 2018 e Luan participará do evento como convidado da organização.

A participação do estudante de graduação do Instituto de Física no evento e essa conquista ilustram como a empresa júnior vem atuando no sentido de estimular os alunos a se inserirem no mercado de trabalho. O objetivo principal consiste em capacitá-los nas áreas de negócios, liderança e no desenvolvimento do protagonismo, tendo assim, uma primeira experiência profissional, mas que não atrapalhe os interesses acadêmicos dos seus membros. Isso é feito através da promoção e do incentivo para que os alunos participem de eventos, treinamentos e visitas às empresas.

Para o próximo ano, a IFUSP Jr. pretende manter a realização do ciclo de palestras com dirigentes de empresas e criar o SUMeF – Semana Universitária do Mercado em Física, uma semana dedicada ao mercado de trabalho, com o oferecimento de palestras, workshops e visitas.

SERVIÇO:

Mais informações sobre o Entrepreneurship Workshop for Scientists and Engineers:

Sobre a empresa júnior do Instituto de Física da USP

E-mail: ifuspjr@if.usp.br

Data Publicação:
segunda-feira, 31 Outubro, 2016
Data de Término da Publicação da Notícia:
quarta-feira, 30 Novembro, 2016