Oportunidade: bolsas de pós-doc no IFSC

O Projeto Temático "Septinas: estudos comparativos visando correlacionar estrutura e função", coordenado pelo professor Richard C. Garratt, do Instituto de Física de São Carlos, oferece oportunidades para dois pesquisadores de Pós-Doutorado na área de Biofisica Molecular/Biologia Estrutural, financiadas pela FAPESP. Uma das bolsas de pos-doutorado ecompartilhada com a profa. Rosangela Itri do DFAP.

O Projeto Temático tem como objetivo os estudos relacionados aos aspectos estruturais e funcionais das septinas utilizando uma abordagem integrada composta por uma série de técnicas biofísicas, bioquímicas, estruturais e de biologia celular. No caso específico dos bolsistas PD, os projetos envolvem a utilização de técnicas de cristalografia de proteínas, produção heteróloga de complexos proteicos, microscopia eletrônica e SAXS, a saber:
-        A microscopia eletrônica será utilizada para determinar o estado de oligomerização, forma e homogeneidade dos complexos obtidos. Embora o projeto limite-se, num primeiro momento, ao uso de contrastação negativa, poderá evoluir no futuro próximo para criomicroscopia.
-        Para a caracterização dos novos heterocomplexos será utilizado o espalhamento estático de luz em múltiplos ângulos (MALS) e de RX a baixos ângulos (SAXS) visando determinar seu estado de oligomerização, forma e homogeneidade.
-        Os heterocomplexos obtidos serão submetidos à cristalização visando a obtenção de suas estruturas via difração de raios-X. Os resultados produzidos por meio deste projeto auxiliarão na elucidação dos mecanismos moleculares envolvidos na oligomerização de septinas.

Os candidatos devem possuir título de Doutor obtido há no máximo 7 (sete) anos, no país ou no exterior, e experiência  em Biologia Estrutural, Biologia Molecular e/ou Biofisica Molecular.

Esta oportunidade está aberta a candidatos de qualquer nacionalidade. O candidato selecionado receberá uma bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensalmente. Uma reserva técnica, equivalente a 15% do valor anual da bolsa, está disponível para ser gasta em itens diretamente relacionados à atividade de pesquisa.

Os candidatos deverão enviar, até 20 de janeiro de 2017, os seguintes documentos para o coordenador do projeto, prof. Richard C. Garratt (richard@ifsc.usp.br):
1) Carta apresentando seu interesse;
2) CV resumido, apresentando formação acadêmica, publicações e informações que comprovem a sua experiência científica na área do projeto;
3) Nomes e e-mails de duas pessoas como referência.

Maiores informações: profa. Rosangela Itri (DFAP , 3091-7012; 
itri@if.usp.br)

Desenvolvido por IFUSP