Artigo em destaque na Revista Physical Review B

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

Artigo que foi destaque deste mês na prestigiada revista Physical Review B, publicação da Associação Americana de Física (APS), tem docente do Instituto de Física da USP como um dos autores principais.

A publicação recente do artigo “Nuclear magnetic resonance study of the magnetic-field-induced ordered phase in the NiCl2-4SC(NH2)2 compound”, como sugestão dos editores na revista Physical Review B, pode ser considerada uma boa notícia para a física brasileira neste início de ano, não só porque um pesquisador brasileiro figurou entre os principais autores, mas pelo fato de parte do trabalho de pesquisa ser realizado no Laboratório de Altos Campos do IFUSP e isso reafirmar uma tradição de pesquisas em sistemas magnéticos na Universidade de São Paulo.

O artigo foi publicado no dia 03.01.2017 e no link abaixo pode ser lido o abstract:

O artigo faz referência à questão de transições de fase, em que um material passa de uma fase para outra. Por exemplo, na fusão de um material que passa do estado sólido para o estado líquido, em que propriedades macroscópicas divergem e detalhes microscópicos tornam-se insignificantes. Esses fenômenos, que são observados no mundo macroscópico, podem ser caracterizados por apenas alguns ingredientes: dimensionalidade, alcance das interações e propriedades de simetria do chamado parâmetro de ordem. A correspondente transformação de estado da matéria é conhecida como fenômeno crítico. Desta forma, próximo a transições, fluidos e magnetos têm o mesmo comportamento nas propriedades medidas.

Para o Prof. Paduan-Filho, um dos autores do artigo, a pesquisa versou sobre o comportamento crítico de uma especial classe de sistemas da matéria condensada, isto é, de um sistema que é formado por momentos magnéticos localizados. Um aspecto importante considerado no estudo foi o fato de sistemas macroscópicos serem governados pela mecânica quântica em que as partículas são representadas por ondas da matéria. Sistemas tão diferentes como átomos frios e magnetos quânticos têm similaridades interessantes, mostrando uma mesma física comum a todos eles”.

Os estudos com ressonância magnética nuclear (NMR), uma instrumentação que permite investigar o que ocorre localmente próximo aos átomos que possuem momentos magnéticos foram realizados no Laboratório de Grenoble, na França. Desta forma, efeitos quânticos puderam diretamente ser observados e confrontados com outros resultados indiretamente observados.

As análises realizadas no Laboratório de Altos Campos do IFUSP e no Laboratório Nacional de Campos Magnéticos Intensos de Grenoble, usando simulações numéricas, conduziram os pesquisadores a um excelente entendimento dos resultados dos experimentos, e o que se depreende com a recomendação do artigo pelos editores da publicação norte-americana, é que esses estudos resultaram em uma referência para a discussão da aplicação dos modelos a outros sistemas quânticos.

SERVIÇO:

Departamento de Física dos Materiais

Contato do Prof. Armando Paduan-Filho: apaduan@if.usp.br

Data Publicação:
sexta-feira, 6 Janeiro, 2017
Data de Término da Publicação da Notícia:
segunda-feira, 6 Fevereiro, 2017