Inscrições para o 15º Encontro USP-ESCOLA

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

Instituto de Física organiza o 15º Encontro USP Escola

De: 15 a 19 de janeiro de 2018, das 8 às 17 horas.

Encontro USP - ESCOLA é um programa que oferece gratuitamente cursos de atualização para professores de diversas disciplinas do ensino fundamental e médio. Apresenta temas e abordagens diversificadas, procurando responder a demandas atuais da escola básica. O aprendizado é intensificado pela troca entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na USP.

O 15º Encontro USP-ESCOLA ocorrerá no período de 15 a 19 de janeiro.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 21 de novembro, ao meio-dia, no site:

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES

28/10 - 12h - Publicação dos cursos / ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

21/11 - 12h - Encerramento inscrições

22/11 - 12h - ABERTURA DAS CONFIRMAÇÕES DE INTERESSE

28/11 - 12h - Encerramento confirmações de interesse

29/11 - 16h - SORTEIO DAS VAGAS / Início do prazo para desistências

30/11 - 16h - DIVULGAÇÃO LISTA CONTEMPLADOS

15/12 - 16h - 1ª convocação da lista de espera

22/12 - 16h - 2ª convocação da lista de espera

04/01 - 12h - PRAZO FINAL PARA DESISTÊNCIAS

05/01 - 16h - 3ª convocação da lista de espera / PUBLICAÇÃO FINAL DA LISTA DE INSCRITOS

15/01 - 7h30 - ABERTURA DO EVENTO (Local a ser divulgado)

19/01 - 17h - Término do evento

Encontro USP - ESCOLA ocorre duas vezes ao ano, com formações simultâneas nas unidades da universidade, em várias áreas do conhecimento.  Desde 2007, já participaram pela formação complementar mais de 5 mil professores.

A iniciativa também é um espaço para discussão e construção de colaboração entre a universidade e a escola para transformação da realidade do ensino fundamental e médio.

Para a coordenadora do Programa da USP, Profa. Vera Henriques, “o Encontro USP-ESCOLA permite que a universidade pública dialogue com a escola pública. A comunidade universitária, através de seus professores e estudantes apresenta novos conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, baseados em suas pesquisas, e a comunidade escolar, através de seus professores, trás suas demandas, seja pela aplicação do conhecimento, seja pela discussão de modelos de escola e da realidade da escola,  ou de políticas públicas para a educação na visão do dia a dia da escola.  São cinco dias de intenso compartilhamento, entre universidade e escola, como também entre professores de escolas de diversas regiões do estado de São Paulo, ou até do Brasil.”

Mais informações:

Conheça os cursos ofertados nesta edição:

·         15ENC 01 - Tecnologia da Informação e Comunicação em Ambientes Educacionais

·         15ENC 02 - Educação midiática e práticas educomunicativas

·         15ENC 03 - Museus e Coleções como Instrumentos para o Aprendizado em Ciência

·         15ENC 04 - Experimentos de Física

·         15ENC 05 - Escola pública democrática: (re) construindo conceitos

·         15ENC 06 - As heranças artísticas e culturais afro diaspóricas em diálogo com a educação a partir da Lei 10.639/03

·         15ENC 07 - O Regime Militar e o ensino de humanidades

·         15ENC 08 - Litosfera no Ensino de Química

·         15ENC 09 - Espaços de educação não-formal: limitações, possibilidades e desafios (3ª edição)

·         15ENC 10 - Transdisciplinaridade e problematização no Ensino de Ciências: produção e utilização de sequências de ensino investigativo como estratégias de Ensino-aprendizagem.

·         15ENC 11 - Cor e ciência - a física das cores através da pintura

·         15ENC 12 - Introdução à natureza da ciência e possibilidades de abordagem no ensino de biologia

·         15ENC 13 - O conceito de espaço e a evolução das medidas astronômicas

·         15ENC 14 - Desafios da escola pública para oferta de uma educação inclusiva: perspectivas teóricas e prática no cotidiano escolar

·         15ENC 15 - Física de Partículas no Ensino Médio: Subsídios para Professores

·         15ENC 16 - Laboratório de materiais educativos: interdisciplinaridade em museus

·         15ENC 17 - Massa: o conceito de Newton a Higgs

·         15ENC 18 - Eletroquímica Aplicada

·         15ENC 19 - Gêneros da esfera acadêmica para ingresso na Pós-graduação

·         15ENC 20 - Eletromagnetismo - aprendendo com mãos e mentes, experimento e discussão

·         15ENC 21 - Direitos Humanos, Gênero e Diversidade na Escola

·         15ENC 22 - Ver, dialogar, experimentar Arte: Imersão no MAC (9º Edição)

SERVIÇO:

15º Encontro USP-ESCOLA
Local: Universidade de São Paulo
Endereço: R. do Matão, 1371 - Butantã, São Paulo – SP.
Data: de 15 a 19 de janeiro de 2018.
Inscrições:

Data Publicação:
segunda-feira, 30 Outubro, 2017
Data de Término da Publicação da Notícia:
terça-feira, 21 Novembro, 2017