Artigo de docentes do IFUSP em destaque na PRL

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

Artigo resultante de colaboração internacional coordenada no IFUSP pelo Prof. André Bohomoletz Henriques é aceito para publicação na Physical Review Letters

O artigo “Ultrafast light switching of ferromagnetism in EuSe”, de autoria de A. B. Henriques, X. Gratens, P.A. Usachev, V.A. Chitta, e G. Springholz foi aceito para publicação na revista Physical Review Letters.

A ILUMINAÇÃO QUE MAGNETIZA INSTANTANEAMENTE

A concepção de métodos fáceis e rápidos de controle do estado magnético da matéria abre novos caminhos para o avanço da tecnologia eletrônica moderna. Aqui demonstramos que a luz magnetiza completamente um semicondutor magnético inicialmente desordenado, EuSe, em escala de tempo muito curta. Um único fóton promove um elétron desde um estado fortemente localizado num átomo para um estado que se estende sobre muitos átomos (Figura 1). As interações magnéticas obrigam, num intervalo de tempo de aproximadamente 50 picossegundos, a todos os átomos dentro do alcance da função de onda do elétron a girarem seus spins para uma única direção, gerando um momento magnético supergigante de 6000 magnétons de Bohr (Figura 2). Isso equivale a 6000 elétrons com os seus spins apontando na mesma direção, formando o que chamamos de polaron de spin. O polaron de spin supergigante que descobrimos é mais do que cem vezes maior do que os polarons conhecidos anteriormente. Para alcançar um polaron de spin tão gigantesco é necessário selecionar os materiais magnéticos adequados. Nosso resultado abre o caminho para novas formas de manipulação ultrarápida do estado magnético da matéria utilizando luz de baixa intensidade.

Contato:

Prof. André Bohomoletz Henriques – E-mail: andreh@if.usp.br

 

 

 

Data Publicação: 
quarta-feira, 2 Maio, 2018
Data de Término da Publicação da Notícia: 
quinta-feira, 31 Maio, 2018

Desenvolvido por IFUSP