Pesquisa do IFUSP em destaque no Jornal da USP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP
 
Reprodução de artigo publicado por José Tadeu Arantes, da Agência FAPESP.
 
Editoria - Ciências Exatas e da Terra - 08/05/2018
 
Física da USP busca mais eficiência para aceleradores de partículas
 
Estudo de pós-doutoranda do Instituto de Física da USP sugere alternativa para otimizar fluxo em aceleradores de partículas
 
Por Redação - Editorias: Ciências Exatas e da Terra, Tecnologia
 
O uso de aceleradores de partículas não se restringe à pesquisa fundamental em física de altas energias. Equipamentos de grande porte ou até mesmo gigantescos, como o Large Hadron Collider (LHC), são empregados com essa finalidade. Mas também existem aceleradores relativamente pequenos, utilizados em medicina (exames por imagem ou tratamento de tumores), na indústria (esterilização de alimentos, inspeção de cargas, engenharia eletrônica) ou em vários tipos de investigação (prospecção de petróleo, pesquisa arqueológica, estudo de obras de arte).
 
Qualquer que seja o objetivo, controlar o caos e aumentar a eficiência do fluxo de partículas são alvos da comunidade científica mobilizada na área.
 
Uma nova contribuição nesse sentido está em estudo feito por Meirielen Caetano de Sousa, pós-doutoranda no Instituto de Física da USP (IF) com bolsa da Fapesp, e seu orientador Iberê Luiz Caldas, professor titular do IF. Resultados do trabalho foram publicados na revista Physics of Plasmas.
 
“O que fizemos foi um estudo teórico, com modelagem e simulação numérica, visando controlar o caos no interior de aceleradores e aumentar a velocidade máxima das partículas aceleradas”, disse Sousa à Agência Fapesp.
 
A matéria completa pode ser lida no link abaixo:
 

Desenvolvido por IFUSP